Mais

Fórmula 1: George Russell e Kimi Antonelli confirmados como pilotos da Mercedes para 2026

George Russell no pódio
George Russell no pódioEdgar Su / Reuters

A Mercedes pôs fim a meses de espera e confirmou, esta quarta-feira, George Russell e Kimi Antonelli como os seus pilotos, mantendo assim a dupla para o início da nova era da Fórmula 1 em 2026.

O anúncio não surpreendeu, já que o chefe da Mercedes, Toto Wolff, há muito tinha deixado claras as suas intenções, mesmo sem nada assinado.

"Confirmar a nossa dupla de pilotos era apenas uma questão de tempo, não de possibilidade. Queríamos agir com calma, negociar de forma adequada e garantir que todos, de ambos os lados, estavam satisfeitos. Fico contente por termos conseguido isso" afirmou o austríaco em comunicado da equipa.

"O George e o Kimi mostraram ser uma dupla forte e estamos entusiasmados por continuar este percurso juntos. Agora, o nosso foco está nas últimas seis corridas do ano, enquanto lutamos pelo segundo lugar nos construtores, e já com os olhos postos em 2026 e na nova era da F1."

Não foram revelados detalhes contratuais e apenas 2026 foi mencionado, mantendo-se a especulação sobre um eventual interesse da Mercedes no tetracampeão mundial da Red Bull, Max Verstappen, para 2027 e além.

Sinais positivos para a nova era

A Fórmula 1 prepara-se para mudanças profundas na próxima época, com o início de um novo ciclo de motores que poderá alterar a hierarquia atual. A Mercedes, que conquistou oito títulos consecutivos após uma mudança semelhante em 2014, poderá voltar a ter o melhor motor.

Russell, vencedor de cinco corridas, incluindo a mais recente em Singapura este mês, vai iniciar a sua quinta temporada com a equipa e a oitava na Fórmula 1, depois de se ter estreado na Williams.

"Tenho muito orgulho em continuar este percurso juntos. O próximo ano assinala o meu 10.º desde que assinei com a Mercedes em 2017... Mal posso esperar para ver o que o futuro nos reserva, especialmente quando nos preparamos para uma das maiores mudanças de regulamento da história da modalidade no próximo ano" afirmou o britânico de 27 anos.

"Estamos todos extremamente focados em fazer disso um sucesso e, pessoalmente, quero consolidar aquela que tem sido a minha melhor época na F1 até agora."

O italiano Antonelli, de 19 anos, já subiu uma vez ao pódio – terceiro lugar no Canadá – naquela que tem sido uma época de aprendizagem para o estreante.

"Aprendi imenso nesta minha primeira época na F1, tanto nos bons momentos como nos mais exigentes. Todos eles me tornaram mais forte, não só como piloto, mas também como colega de equipa," afirmou.