Mais

Fórmula 1: Governo da Tailândia aprova proposta para acolher corrida em Banguecoque em 2028

Vista geral do logótipo da F1 antes do Grande Prémio do Mónaco
Vista geral do logótipo da F1 antes do Grande Prémio do MónacoStephanie Lecocq / Reuters
O governo tailandês aprovou uma proposta de 1,2 mil milhões de dólares (1,04 mil milhões de euros) para acolher uma corrida de rua de Fórmula 1 na sua capital, Banguecoque, em 2028, disseram funcionários do governo na terça-feira.

Se for bem sucedida, a capital tailandesa ganhará um contrato para acolher uma corrida todos os anos de 2028 a 2032, disse o porta-voz do governo Jirayu Houngsub numa conferência de imprensa.

"Nos próximos 2, 3 anos, a Tailândia terá uma competição de nível mundial, o que nunca pensámos que pudesse acontecer na Tailândia", disse Jirayu.

Em março, o primeiro-ministro tailandês, Paetongtarn Shinawatra, encontrou-se com o chefe da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e disse que a Tailândia iria encomendar um estudo de viabilidade para acolher um Grande Prémio num circuito de rua de Banguecoque a partir de 2028.

Segundo o Governo, a realização da corrida ajudará a promover o turismo, um dos principais motores da economia tailandesa.

A Fórmula 1 já tem um calendário repleto de 24 corridas em todo o mundo, com quatro na região Ásia-Pacífico, incluindo o Grande Prémio de Singapura no Sudeste Asiático.

A Tailândia tem uma pista acreditada pela FIA em Buriram, no nordeste do país, que atualmente acolhe uma ronda do campeonato mundial de motociclismo MotoGP, mas a proposta é para uma corrida de rua na capital do reino.