O ícone da Fórmula 1 Hamilton registou uma volta mais rápida de 01:20,117 segundos no Templo da Velocidade, 0,169 segundos mais rápido do que Leclerc, que venceu a corrida do ano passado pela Scuderia.
Hamilton, sete vezes campeão do mundo, teve uma primeira temporada dececionante na Ferrari, não só não vencendo um GP, mas nem sequer conquistando um único lugar no pódio.
O piloto de 40 anos está 200 pontos atrás do líder do campeonato, Oscar Piastri, e tem uma penalização de cinco lugares na grelha para este fim de semana, depois de não ter abrandado numa zona de bandeira amarela a caminho da grelha no GP dos Países Baixos.
No entanto, um fim de semana forte no terreno da sua equipa, diante dos seus adorados Tifosi, poderá desencadear um ressurgimento para o britânico.
Foi o mais rápido numa sessão que foi interrompida durante cerca de 10 minutos depois de o estreante francês Isack Hadjar, que conquistou o seu primeiro pódio na F1 no último fim de semana no GP dos Países Baixos, ter deslizado para a gravilha e a ter espalhado na pista.
Piastri, da McLaren, não participou na primeira sessão de treinos, com o jovem irlandês Alex Dunne a ocupar o seu lugar e a terminar quase 1,5 segundos atrás de Hamilton.
O colega de equipa de Piastri, Lando Norris, que com 34 pontos de atraso na classificação dos pilotos é o adversário mais próximo de Piastri na luta pelo título, ficou a 0,904 segundos do ritmo, em sexto.