Mais

Fórmula 1: Hülkenberg quer "tirar o melhor proveito" com a Sauber

Nico Hülkenberg quer surpreender na Fórmula 1 com a Sauber
Nico Hülkenberg quer surpreender na Fórmula 1 com a SauberANTONIN VINCENT/DPPI via AFP
É claro que Nico Hülkenberg não sabe se o seu recorde é para a eternidade. Mas uma coisa já é certa antes da abertura da temporada de Fórmula 1 na Austrália, este fim de semana: o único piloto alemão também não tem qualquer hipótese real de subir ao pódio este ano - por isso, o número de corridas em que não termina entre os três primeiros vai continuar a aumentar.

"Somos realistas quanto aos passos que temos pela frente e aos desafios que enfrentamos, mas estamos confiantes de que podemos progredir", disse Hülkenberg. 

"É sempre especial começar uma nova época, especialmente com novas cores. Estamos prontos para enfrentar o desafio que temos pela frente", acrescentou.

O piloto de 37 anos deixou a equipa Haas ao fim de dois anos e vai agora correr pela Sauber - a equipa que terminou num distante último lugar no Campeonato de Construtores em 2024 e que terá o nome e as cores da Audi em 2026. Com a entrada do gigante automóvel alemão na equipa e a introdução simultânea dos novos regulamentos, Hülkenberg espera, naturalmente, melhores resultados - mas o seu foco está no aqui e agora.

"Tudo está a acontecer em paralelo. O futuro está a chegar, mas o presente também é muito importante", disse.

"Queremos tirar o melhor partido do que temos agora. Mas também é importante que nos posicionemos melhor, passo a passo, para os próximos anos; temos de trabalhar na nossa organização e infra-estruturas", explicou.

Hülkenberg considera "entediante" fazer previsões sobre a competitividade da sua nova equipa e "perdeu o hábito". Só quando os carros estiverem na pista em Melbourne é que "saberemos". Na Sauber, tudo se resume a dar pequenos passos, e Hülkenberg desempenha um papel importante nesse sentido - apesar de estar a arrastar consigo um recorde pouco apreciado.

Hülkenberg para guiar Bortoleto

Em 227 corridas de Fórmula 1, Hülkenberg não terminou no pódio nenhuma vez. Face à concorrência claramente superior, este número tende a aumentar - mas as suas qualidades como piloto são indiscutíveis. Não só na pista, mas também no diálogo com os engenheiros e técnicos. Hülkenberg é experiente, consegue descrever bem as suas impressões sobre os carros e dar dicas para melhorar.

O seu jovem companheiro de equipa, Gabriel Bortoleto, também deve beneficiar com isso. O brasileiro de 20 anos é um estreante que vai correr pela Audi juntamente com Hülkenberg em 2026.

"Nico e Gabriel representam uma combinação ideal de experiência e juventude. Isto coloca-nos numa boa posição para o futuro", disse o Diretor de Equipa, Mattia Binotto.

Esta temporada, que começa no domingo, com a corrida em Albert Park, deve ser mais do que apenas um ano de transição para Hülkenberg e companhia até que tudo melhore com a Audi e os novos regulamentos. As bases devem ser lançadas agora.

"É o início da nossa jornada juntos, é um trabalho em progresso", disse Hülkenberg: "Mas estou a gostar. Tudo é novo, estamos constantemente a descobrir coisas novas."