Mais

Fórmula 1: Isack Hadjar diz que substituição de Horner por Mekies na Red Bull é "útil" para ele

Isack Hadjar passeia pelo paddock da Fórmula 1
Isack Hadjar passeia pelo paddock da Fórmula 1Jakub Porzycki / Reuters
Isack Hadjar reagiu esta quinta-feira à promoção de Laurent Mekies, de chefe da Racing Bulls para a Red Bull, como substituto de Christian Horner, dizendo que poderia ser "útil" para as suas próprias perspetivas na Fórmula 1.

O estreante francês de 20 anos é um dos principais candidatos a juntar-se ao tetracampeão mundial Max Verstappen na Red Bull, no lugar do japonês Yuki Tsunoda, que tem tido dificuldades em causar impacto, depois de subir da Racing Bulls.

"Se eu tivesse de trabalhar com ele (Mekies), seria mais fácil, isso é certo. Seria mais familiar", disse Hadjar aos jornalistas, antes do Grande Prémio da Bélgica, quando foi sugerido que a mudança do seu compatriota o colocava em boa posição.

"Não o posso esconder, é útil. De certeza. Mas veremos. Ainda faltam doze corridas, por isso tenho de continuar a esforçar-me. Só se é tão bom quanto a última corrida", acrescentou.

Hadjar disse que estava a conduzir o simulador na fábrica da equipa quando soube da demissão surpresa de Horner, a 9 de julho, com Alan Permane a assumir o lugar de Mekies como chefe da Racing Bulls.

"De momento, não muda muito para mim", continuou.

"O Alan é alguém que conheço muito bem. Ele sempre foi calmo, não o vemos muitas vezes, mas tem sido uma grande parte da equipa até agora. Laurent construiu algo muito sólido ao longo dos últimos dois anos e agora está apenas a assumir isso. Não muda nada na equipa nem na minha abordagem", elogiou.

Hadjar, que marcou 21 pontos em 12 corridas esta época, com um melhor resultado de sexto no Mónaco, disse que tinha sido bom trabalhar com Mekies, uma vez que vinha de uma formação em engenharia.

"Penso que o Laurent era muito apreciado na equipa. Obviamente, um pouco de tristeza (por vê-lo partir)", acrescentou.

O seu colega de equipa Liam Lawson, que começou a época na Red Bull e que regressou à Racing Bulls após duas corridas para dar lugar a Tsunoda, disse que as mudanças não fizeram grande diferença e que estava concentrado nas próximas corridas.

"Penso que não perdemos nada no que diz respeito ao Alan ocupar o lugar dele (Mekies), mas penso que uma coisa em que o Laurent tem sido muito, muito bom é liderar a equipa e ter toda a gente à sua volta, acho que com uma motivação muito elevada", afirmou.

"Ele era muito, muito bom nisso. Trabalha muito, muito duro. Ele está (estava) sempre aqui", acrescentou.

Lawson disse que a saída de Horner foi uma surpresa e que ele soube depois que um comunicado de imprensa foi emitido. Disse que trocou mensagens de texto com o britânico posteriormente.

"Tenho a certeza de que a comunicação com o Laurent vai continuar a ser a mesma porque ele é uma pessoa que apoia muito... mas em termos do que isso significa para o meu futuro, sinceramente não sei nesta altura", acrescentou.