Lando Norris disse que estava ansioso por "mais do mesmo" duelos emocionantes roda-a-roda com o companheiro de equipa Oscar Piastri após o 1-2 da McLaren no domingo no Grande Prémio da Hungria.
O britânico de 25 anos, que reduziu a vantagem de Piastri na corrida pelo título para nove pontos, terminou a corrida com apenas 0,698 segundos de vantagem quando cruzaram a linha para garantir a 200.ª vitória da equipa na Fórmula 1 e o recorde da 13.ª na Hungria.
"Estou morto!" disse Norris, que mudou para uma estratégia de uma paragem depois de uma má primeira volta e depois lutou para resistir aos ataques de Piastri nas voltas finais: "Foi difícil, não estávamos a planear fazer uma paragem única no início, mas depois da primeira volta era a nossa única opção para voltar à luta. Foi difícil no último turno, com o Oscar a aproximar-se. Eu estava a dar tudo, sabes, por isso a minha voz ficou um pouco rouca!"
Piastri manteve a sua estratégia de duas paragens e tinha uma vantagem de pneus, mas no circuito apertado e técnico de Hungaroring foi impossível ultrapassar o seu companheiro de equipa.
"Não pensei que isso provavelmente nos daria a vitória", disse: "Achei que nos levaria ao segundo lugar, mas sabia que se tivesse algum ar limpo, e pudesse forçar, talvez conseguisse fazer as coisas funcionarem e foi isso que fizemos. É sempre um pouco arriscado com estas coisas, mas também é preciso não cometer erros, fazer boas voltas, ter uma boa estratégia - tudo isto - e foi o que tivemos hoje, por isso estou muito contente."
Ele disse que a sua vitória, que o colocou ao alcance de ultrapassar Piastri quando a temporada recomeçar após a pausa de agosto da F1, foi divertida, mas não foi de forma alguma decisiva.
"Estamos tão próximos que é difícil dizer que o momento está do lado de alguém, mas estamos a lutar muito, ambos, e é divertido. É duro, mas divertido correr com o Oscar", disse: "E é ótimo para nós como equipa, outro 1-2 e a nossa 200.ª vitória na Fórmula 1. O mérito é do Oscar, ele fez uma boa investida e eu aguentei por pouco, por isso estou ansioso por muitas mais destas."
Piastri tentou
Piastri, que ficou a um segundo, disse: "Esforcei-me o mais que pude. Vi o Lando a fazer uma (paragem), por isso sabia que ia ter de ultrapassar em pista, o que é mais fácil dizer do que fazer por aqui. Tentei algumas coisas, mas era uma aposta de qualquer maneira e, infelizmente, ficámos do outro lado. iastri questionou a decisão da sua equipa de tentar "undercut" o pole position e líder Charles Leclerc da Ferrari na fase inicial da corrida. Não tenho certeza se foi a decisão certa no final", disse.
Essa decisão garantiu que Piastri seguiria uma estratégia de duas paragens, enquanto Norris manteve as suas opções em aberto – e, à medida que Leclerc se afastava da liderança, George Russell, da Mercedes, avançou para terminar em terceiro, à frente dele, num frustrante quarto lugar para a Ferrari.
O desfecho foi o quarto 1-2 consecutivo da McLaren e a quinta vitória de Norris este ano e a nona da sua carreira.
A McLaren lidera agora a Ferrari por 299 pontos no campeonato de construtores antes das últimas 10 corridas da época, que começam no Grande Prémio dos Países Baixos a 31 de agosto.