Estaria a corrida pelo título da Fórmula 1 prestes a dar uma reviravolta decisiva? A qualificação para o Grande Prémio do Brasil de ontem viu Max Verstappen (Red Bull) não conseguir sair da Q1. O tetracampeão mundial chegou mesmo a partir das boxes. O poleman Lando Norris (McLaren) tinha uma vantagem de três lugares sobre o seu companheiro de equipa Oscar Piastri, e poderia ter feito um grande sucesso em Interlagos esta noite.
Na largada, ninguém perdeu lugar entre os primeiros classificados, mas Gabriele Bortoleto (Kick Sauber), como no dia anterior, cometeu um erro e levou o safety car a intervir pela primeira vez.
No recomeço, Norris manteve a liderança, mas Piastri lançou uma manobra suicida, batendo em Kimi Antonelli (Mercedes), que acabou por chocar com Charles Leclerc (Ferrari), danificando o carro do monegasco e pondo fim à sua corrida. Desta vez, safety car virtual.
Piastri tinha feito a sua jogada e era segundo, colocando pressão sobre Norris como bónus, e os dois McLarens escaparam. George Russell (Mercedes) bateu Isack Hadjar (Racing Bulls) pelo quarto lugar. Norris começou a conduzir demasiado forte para Piastri, que recebeu más notícias: a sua ultrapassagem kamikaze valeu-lhe uma penalização de 10 segundos.
Norris demasiado forte, Verstappen incrível
Norris parou na volta 30 para colocar pneus macios. Foi uma escolha questionável, especialmente porque saiu atrás de... Verstappen, que tinha parado rapidamente sob o safety car. No entanto, rapidamente ultrapassou o neerlandês e recuperou a liderança quando Piastri finalmente cumpriu a sua penalização na volta 39.
No entanto, Verstappen recuperou a liderança após a segunda paragem da McLaren. Assim, Norris teve menos de 20 voltas para recuperar cerca de dez segundos, mas com pneus mais frescos.
No final, não houve batalha, com a Red Bull a parar o campeão do mundo uma última vez, que surgiu atrás dos dois Mercedes, mas com pneus macios, e à frente de Piastri. Foi o suficiente para apimentar o final da corrida.
Verstappen estava claramente a apontar para o segundo lugar, e não demorou muito a largar Russell no final da reta. O neerlandês levou a melhor sobre Antonelli, passou várias voltas nas suas fugas, mas não conseguiu terminar em segundo. Na frente, Lando Norris venceu com relativa facilidade e, juntamente com o quinto lugar de Piastri, terá claramente conquistado alguns pontos importantes neste fim de semana. O britânico parece estar bem encaminhado para o título mundial, a menos que Max Verstappen dê a volta por cima...
