Kimi Antonelli, da Mercedes, vai acompanhar o britânico – vencedor da sprint do ano passado – na primeira linha da grelha para a corrida de sábado, em Interlagos.
Lando Norris, da McLaren, venceu a qualificação para a corrida ao sprint no Grande Prémio de São Paulo de Fórmula 1. O líder do campeonato do mundo bateu o italiano Andrea Antonelli (19) por 97 milésimos de segundo em Interlagos, com o companheiro de equipa australiano de Norris, Oscar Piastri (24), em terceiro. O atual campeão Max Verstappen (28), da Red Bull, terminou em sexto.
Lando Norris, de 25 anos, seguiu o seu melhor tempo da única sessão de treinos e confirmou a sua boa forma. Triunfou no Grande Prémio do México há duas semanas e terminou no pódio nas últimas três corridas. Pode aumentar a sua vantagem no topo do campeonato durante o fim de semana, liderando atualmente Piastri por um ponto e Verstappen por 36 pontos.
"Foi mais desafiador do que eu imaginava. Estava muito equilibrado e não foi fácil passar dos pneus médios para os macios. Mas no final consegui", disse Norris.
"É apenas sexta-feira, mas é um bom começo. Amanhã pode chover e haver muito vento. Mas não me quero preocupar com isso agora. Fizemos um bom trabalho hoje", salientou.
Piastri, terceiro classificado, perdeu 185 milésimos de segundo para Norris. Verstappen, que se queixou de problemas no carro no final da qualificação, também não teve sucesso, ficando 337 milésimos atrás do seu rival britânico.
Fernando Alonso, da Aston Martin, e George Russell, da Mercedes, também terminaram à sua frente. Os pilotos da Ferrari também falharam. Charles Leclerc classificou-se em oitavo, enquanto o sete vezes campeão do mundo, Lewis Hamilton, falhou na última sessão e vai arrancar em 11.º.
Com um sprint pontuado separadamente, estão em jogo 33 pontos este fim de semana, em vez dos tradicionais 25. A corrida reduzida de 100 quilómetros será disputada no sábado, a partir das 14:00, com a qualificação para a corrida principal a ter lugar quatro horas mais tarde. O Grande Prémio de São Paulo terá início às 17:00 de domingo.
Landro Norris lidera a classificação geral com um ponto de vantagem sobre Piastri, faltando ainda quatro Grandes Prémios e duas sprints, incluindo a deste sábado. A corrida de 100 km atribui oito pontos ao vencedor, com os oito primeiros a pontuar.
