Fórmula 1: Lando Norris diz que é a vez da McLaren ter o melhor carro da grelha

O piloto britânico da McLaren, Lando Norris lidera o campeonato de Fórmula 1
O piloto britânico da McLaren, Lando Norris lidera o campeonato de Fórmula 1WILLIAM WEST / AFP

O líder do campeonato da McLaren, Lando Norris, disse na quinta-feira, antes do Grande Prémio do Japão, que era "a nossa vez" de ter o melhor carro da Fórmula 1.

A McLaren tem sido a equipa a bater até agora nesta temporada, com Norris a vencer o primeiro Grande Prémio da Austrália, antes de o seu companheiro de equipa Oscar Piastri o ter liderado numa dobradinha na China. A Red Bull tem dominado a F1 nos últimos anos, com Max Verstappen a vencer o campeonato de pilotos nas últimas quatro épocas.

O britânico Norris acredita que a McLaren é agora mais rápida e pretende prová-lo novamente este fim de semana em Suzuka.

"Se eu concordo que temos o melhor carro? Sim, e é bom dizer isso", disse o piloto de 25 anos, que nunca venceu no Japão: "Nunca tivemos isso antes na Fórmula 1. O Max já teve o seu tempo de ter o melhor carro de longe e agora é a nossa oportunidade, é a nossa vez."

Norris lidera Verstappen na classificação do campeonato por oito pontos, com Piastri em quarto lugar, atrás de George Russell, da Mercedes.

A McLaren é uma das poucas equipas na frente da grelha que não fez qualquer mudança de piloto antes da nova temporada. Norris disse que a química entre ele e o australiano Piastri dá-lhes uma vantagem sobre os seus rivais. 

"Nunca me colocaria num pedestal, mas penso que a forma como trabalhamos como equipa é melhor do que qualquer outra equipa", disse Norris: "Também concordo que somos melhores do que qualquer outra equipa na forma como nos esforçamos e tiramos mais partido um do outro como dois pilotos."

Verstappen venceu o Grande Prémio do Japão nos últimos três anos e liderou o então companheiro de equipa Sergio Perez numa dupla vitória em Suzuka na época passada.

"Acho que se você voltar um ano atrás, a Red Bull ainda estava muito mais à frente do que estamos agora", disse: "O facto de terem dois pilotos lá em cima, a dominar, eles estavam muito mais à frente do que nós estamos agora. Por isso, acho que estamos a fazer um trabalho muito bom e sinto que as pessoas estão a falar muito mais de nós agora."