O australiano Piastri tem uma magra vantagem de nove pontos, mas pode esperar voltar a ter o dobro dos pontos em Zandvoort, em que as ultrapassagens são sempre complicadas e começar na pole é uma grande vantagem.
Norris, também na primeira linha, tem uma tarefa ainda mais difícil contra um rival que conduz o único outro carro exatamente igual ao seu e que conhece o plano de jogo.
O britânico sabe que isso pode ser feito depois de largar na pole no ano passado, perder no início para o herói local da Red Bull Max Verstappen e depois ultrapassar na 18.ª volta a caminho da vitória final, mas disse que seria diferente desta vez.
"Sem ofensa para o Max, ele estava num carro muito mais lento no ano passado (do que o atual McLaren), então isso ajuda muito", disse Norris, que foi apenas doze milésimos de segundo mais lento que Piastri no sábado, aos jornalistas: "O Oscar está num carro muito mais rápido este ano, e o piloto mais difícil de ultrapassar é o seu colega de equipa. Vai ser preciso alguma magia ou uma boa estratégia ou uma incrível poupança de pneus ou algo do género. Normalmente é muito difícil ultrapassar em primeiro lugar; é ainda mais difícil fazê-lo atrás do seu colega de equipa. Vou ver com o que posso sonhar esta noite."
Na Hungria, a última corrida antes da pausa de agosto, Norris beneficiou de uma estratégia que o levou à vitória com uma única paragem, enquanto Piastri fez duas paragens. Em Silverstone, em julho, Norris venceu o seu GP de Inglaterra em casa, depois de Piastri ter recebido uma penalização de 10 segundos por ter travado bruscamente atrás do safety car, deixando-o atrás do seu colega de equipa.
Norris ganhou três das últimas quatro corridas, mas ainda está atrás de Piastri por 6-5 em vitórias numa época dominada pela equipa de Woking.
No domingo, a McLaren poderá celebrar o quinto pódio duplo consecutivo.
"Eu adorava estar na pole. Acho que é a coisa que me teria deixado mais feliz. Mas esteve perto todo o fim de semana", disse Norris, que foi o mais rápido nas três sessões de treinos: "Basta olhar para os resultados e eu tenho estado à frente. Mas eu poderia facilmente ter ficado para trás, perdendo apenas meio décimo ou um décimo aqui e ali. Por isso, não é que tenha dominado. Estive apenas ligeiramente à frente, mas na qualificação foi ao contrário. Mas ainda estou confiante para o ritmo de corrida."