McLaren e Ferrari a todo o gás
As hostilidades começaram na Q1 nas ruas do Principado. Charles Leclerc marcou o ritmo, começando com um tempo mais rápido do que Alex Albon, mas não o suficiente para impedir que os outros o apanhassem.
Oscar Piastri, por exemplo, estava na frente após a sua volta (1'12'439). Mas mais uma vez, com os seus motores a todo o gás, os Ferraris responderam de imediato (Leclerc 1.º, Lewis Hamilton 2.º). Max Verstappen também se fez sentir com um excelente 2.º setor (1'11"920). Lando Norris também conseguiu melhorar, assim como Piastri. Assim, os cavalos estavam à solta desde a primeira volta.
Leclerc continuou a atacar para manter o melhor tempo. Andrea Kimi Antonelli despistou-se no final da sessão.
Franco Colapinto, Lance Stroll, Pierre Gasly, Ollie Bearman e Gabriel Bortoleto não conseguiram chegar à Q2.
Má sorte para Russell, boa sorte para Norris
No reinício, Leclerc ainda era o mais rápido. No entanto, foi ultrapassado por Norris. George Russell, por seu lado, viu o seu monolugar perder a força. A sua avaria provocou uma bandeira vermelha.
De volta à pista, Lewis Hamilton fez o 2.º melhor tempo, Leclerc o 1.º (1'10"581). Mas isso sem contar com Norris (1'10"570). Verstappen foi o 3.º (1'10"875).
Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda e Carlos Sainz foram eliminados.
Norris faz a pole à frente de Leclerc
A Q3 foi muito disputada. Tudo se resumiu a apenas alguns milésimos. Os carros estavam todos competitivos, um após o outro, e com eles alguns tempos de volta excelentes. Mas no final da sessão, Norris conquistou a pole (1'09"954). Leclerc terminou em 2.º. Piastri em 3.º.