Mais

Fórmula 1: Lando Norris vence em casa e Nico Hülkenberg celebra o primeiro pódio da carreira

Lando Norris festejou depois da chuva em Silverstone
Lando Norris festejou depois da chuva em SilverstoneALBERTO VIMERCATI / PsnewZ / Profimedia
Este domingo, o Grande Prémio da Grã-Bretanha teve lugar à chuva, em Silverstone. Depois de inúmeras reviravoltas, Lando Norris sagrou-se o vencedor em casa. Oscar Piastri terminou em 2.º lugar, enquanto a surpresa do dia foi o primeiro pódio da carreira de Nico Hülkenberg.

Condições climatéricas duvidosas

A corrida começou com condições de sol. Charles Leclerc e Isack Hadjar decidiram trocar os pneus intermédios por slicks e partiram das boxes. Entretanto, Max Verstappen teve um arranque perfeito.

Liam Lawson teve um furo na primeira volta após uma colisão com Esteban Ocon. A sua saída forçada da pista provocou imediatamente a entrada do safety car. A corrida foi reiniciada na volta 4, antes de Gabriel Bortoleto sair.

A volta 7 foi a volta final. Oscar Piastri aproveitou para colocar pressão sobre o tetracampeão mundial. Poucos minutos depois, o neerlandês caiu para o 2.º lugar.

Mais abaixo no pelotão, Pierre Gasly conseguiu manter um bom ritmo e estava temporariamente em 6.º lugar.

A chuva começou a cair na 11.ª volta. Uma grande parte da grelha teve de mudar de pneus. Verstappen, que estava à frente de Norris antes de entrar nas boxes, beneficiou de uma melhor paragem para voltar a ficar à frente do piloto da McLaren (12.ª volta). No momento em que o inglês regressava à luta, a direção da corrida decidiu lançar um safety car devido à difícil visibilidade e à intensidade da chuva.

Dificuldades e surpresas

O reinício da corrida deu-se na 17.ª volta. Mas na volta 19, Hadjar saiu violentamente da pista. O seu carro ficou meio destruído e o seu movimento provocou outro safety car. Entretanto, Leclerc tinha subido um lugar para 12.º, depois de o francês se ter retirado.

No reinício, na 21.ª volta, Verstappen caiu para o 10.º lugar. Andrea Kimi Antonelli também abandonou a corrida na volta 23. No entanto, o reinício de Piastri foi executado muito lentamente e foi penalizado com uma penalidade de 10 segundos.

Depois disso, as coisas foram ficando gradualmente paradas. Nico Hülkenberg conquistou o 3.º lugar de Lance Stroll na volta 35. Lewis Hamilton seguiu em 4.º lugar. Entretanto, Leclerc regressou aos pontos (volta 38, 10.º).

Finalmente os Slicks

Nas últimas 12 voltas, Leclerc continua a sua recuperação. Verstappen, ainda com vontade de assumir a liderança, também passou Gasly (volta 41, 6.º). A partir daí, tudo acelerou e os pilotos saíram com slicks.

Tudo teve de ser feito de novo em pista seca (volta 44). E nem tudo foi fácil para todos. Leclerc caiu para 14.º.

Mas Lando Norris venceu a corrida, à frente de Piastri e Hülkenberg.