Mais

Fórmula 1: Lando Norris vence no Mónaco, Charles Leclerc em segundo

Lando Norris venceu no Mónaco
Lando Norris venceu no MónacoANDREJ ISAKOVIC/AFP
Na tarde deste domingo, os pilotos de Fórmula 1 disputaram a 82.ª edição do Grande Prémio do Mónaco. Numa corrida bastante bem gerida, os três primeiros permaneceram os mesmos que na qualificação.

Uma nova regra no Mónaco: os pilotos têm de mudar de pneus pelo menos três vezes durante a corrida. Esta regra não abalou o top 3, que se manteve igual ao da qualificação. Lando Norris venceu no Mónaco, à frente de Charles Leclerc e Oscar Piastri.

Um início de corrida turbulento

O início do Grande Prémio quase foi favorável a Charles Leclerc, mas Lando Norris deu luta. Algumas voltas mais tarde, Gabriel Bortoleto foi atingido no portão. Uma bandeira amarela e um safety car virtual foram acionados. Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Ollie Bearman pararam.

Reiniciada a corrida na volta 4, os pilotos encontram gradualmente o seu ritmo. Norris manteve-se à frente de Leclerc por 1,5 segundos. E até fez a volta mais rápida. O piloto da Ferrari tirou cinco segundos a Oscar Piastri.

No entanto, na nona volta, Gasly rebentou a suspensão esquerda e não consegue travar quando se aproximou de Tsunoda. Isto levou a uma bandeira amarela e a um safety car. Enquanto isso, Max Verstappen pressionava Piastri. Leclerc alcançava ligeiramente o seu rival (+0,9).

Na volta 15, Isack Hadjar (5.º) trocou de pneus. Surgiu à frente do seu companheiro de equipa Liam Lawson (8.º). No topo da grelha, tudo continua bastante semelhante.

Lewis Hamilton colocou pneus novos na 18.ª volta e saiu à frente de Hadjar (5.º). Para a McLaren, a primeira paragem foi para Norris (19.ª volta). Leclerc continuou na frente, enquanto Piastri parou na volta 20. Verstappen , que também não tinha parado, estava em segundo, enquanto o monegasco foi chamado de volta na volta 22 para sair com força atrás de Norris (3.º).

Um top 3 tranquilo

Após o primeiro terço da corrida, Norris liderava Leclerc por cinco segundos, enquanto Verstappen ainda não tinha parado. Mas o atual Campeão do Mundo finalmente trocou os pneus duros pelos médios na volta 28. Regressou atrás de Piastri. Como resultado, a ordem na grelha era a mesma que tinha sido no início. Fernando Alonso tem de se retirar na sequência de uma avaria em La Rascasse (volta 39).

.

As coisas começam a mudar novamente a partir da volta 45. Piastri esteve perto de danificar a sua suspensão e perdeu mais terreno em relação a Leclerc (+8,5), deixando a Verstappen (+1,2) a oportunidade de se aproximar novamente. Evitou um corte na volta 49 ao colocar os pneus. O neerlandês atacou e Leclerc parou na volta 50.

Piastri era 4.º e Leclerc 3.º. Norris também parou, surgindo à frente do piloto local. A grelha recuperou, sem contar com o 1.º lugar conquistado por Verstappen - mas sem a sua 2.ª paragem.

Norris vs Leclerc

Leclerc continuou a recuperar terreno em relação a Norris (+2,1, volta 56). Hamilton , por seu lado, parou na volta 56 para mudar para pneus médios e saiu em 5.º.

O líder britânico fez a ligação na volta 58 (+0,9 sobre Verstappen). Leclerc também fez um grande esforço, seguindo os passos de Norris (+0,5, volta 60). E o fraco ritmo do neerlandês permitiu a Piastri aproximar-se dele (+2,2 sobre Leclerc, volta 66).

Ainda sob pressão, Norris teve de aguentar Leclerc até ao fim. Verstappen finalmente fez a paragem na volta 77, recuperando o 4.º lugar. A luta pelo título só se intensificou.

Mas, no final, o piloto da McLaren levou a melhor.