Mais

Fórmula 1: Lando Norris vence o Grande Prémio da Hungria e aproxima-se de Oscar Piastri

Lando Norris venceu Grande Prémio da Hungria
Lando Norris venceu Grande Prémio da HungriaANDREA DIODATO / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Este domingo, na Hungria, a McLaren não teve problemas com os Ferraris e conseguiu completar a dobradinha, eliminando o poleman do pódio. Lando Norris, com uma boa estratégia de uma paragem, venceu à frente de Oscar Piastri e George Russell.

Charles Leclerc teve um excelente começo. O piloto monegasco defendeu-se bem, tal como Oscar Piastri. Por outro lado, Lando Norris perdeu terreno para um George Russell agressivo e um Fernando Alonso incrivelmente motivado. Atrás dele, Max Verstappen, que estava com dificuldades, perdeu um lugar (9.º). Todos os ingredientes para um bom Grande Prémio.

Leclerc na frente

Desde o início da corrida, Piastri estava sob pressão de Russell. Na frente, Leclerc insistiu em manter pelo menos um segundo de vantagem, enquanto Verstappen estava determinado a recuperar terreno. Norris também ganhou uma posição (volta 3).

A corrida continuou, com um pouco mais de separação entre os carros, com Verstappen a continuar a ganhar terreno. Na volta 10, por exemplo, o neerlandês era 7.º e Leclerc tinha 3 segundos de vantagem sobre Piastri.

As primeiras paragens aconteceram por volta da volta 14. No entanto, o quarteto da frente não parou imediatamente. O australiano finalmente escolheu a opção de não parar, colocando pneus novos (duros) na volta 19.

A Ferrari decidiu cobrir a estratégia. Leclerc parou na volta 20 e saiu na frente do seu principal rival. Russell também.

Ferrari vs McLaren

A McLaren decidiu não parar Norris imediatamente. Como resultado, o britânico liderou na volta 23. Mas, atrás dele, Leclerc seguiu em frente e pôde continuar os seus esforços. Verstappen, por seu lado, ficou preso no tráfego e teve dificuldades em afastar-se (12.º).

Na volta 31, o piloto do n.º 4 regressou às boxes. Isso permitiu a Leclerc recuperar a liderança. O piloto da McLaren saiu bem, em 4.º lugar. Depois, estabeleceu uma série de voltas recorde, procurando lutar com Russell.

Leclerc voltou a colocar os seus pneus na volta 41 (duros), antecipando outra possível manobra de Piastri. Saiu em 4.º lugar, atrás de Norris.

Batalha fratricida

Russell também parou na volta 44. Saiu bem atrás de Leclerc nesta última parte do Grande Prémio. Piastri também estava a trabalhar arduamente na volta 46. Estava a seis segundos do monegasco.

No entanto, o australiano foi o mais rápido e passou facilmente o seu rival na volta 51.

O piloto da Ferrari continuou a sofrer muito e deixou o seu rival da Mercedes recuperar muito terreno. E na volta 62, conseguiu conquistar o seu 3.º lugar.

A vitória era, portanto, uma batalha entre os dois McLarens. Tanto mais que a chuva se fez sentir nas últimas sete voltas. Mas Lando Norris aguentou a chuva para vencer a corrida. Com isso, ficou a nove pontos de Piastri na disputa pelo título mundial antes da paragem.