Os pilotos iniciaram os seus trabalhos com várias voltas ao Principado para sentirem o terreno. Após dois minutos, Charles Leclerc já tinha bloqueado as rodas em Mirabeau... Mas volta a arrancar.
Depois disso, os monolugares escolheram três tipos de pneus para o teste. Os McLarens usam pneus macios, os Ferraris médios e os Red Bulls duros. Contra todas as probabilidades, Max Verstappen fez o tempo mais rápido. Lewis Hamilton alcançou-o depois.
Mais más notícias para Leclerc após 10 minutos em pista: o piloto da Ferrari rebentou a asa esquerda quando colidiu com Lance Stroll antes do grande hairpin. Isto provocou uma bandeira vermelha.
Mais tarde, com pneus macios, George Russell consegue o segundo lugar. Oscar Piastri é o primeiro. Tal como Norris (1:13,615 minutos, após 20 minutos). Leclerc volta à pista.
Os McLarens desafiam-se mutuamente, provando que estão a fazer um bom trabalho. Os Ferraris continuam a manter-se nos seus lugares. Assim, a 24 minutos do final da sessão, o monegasco regista o melhor tempo (1:11,964 minutos).
No final da sessão, os Williams eram o quarto e o quinto mais rápidos. Mas Leclerc mantém o tempo mais rápido.