Mais

Fórmula 1: Lewis Hamilton domina treinos em Las Vegas, Max Verstappen com dificuldades

Lewis Hamilton começou o fim-de-semana em Las Vegas em grande estilo
Lewis Hamilton começou o fim-de-semana em Las Vegas em grande estiloMike Blake / Reuters
Lewis Hamilton foi o mais rápido nos treinos do Grande Prémio de Las Vegas, na quinta-feira, com Lando Norris, da McLaren, a dividir os dois Mercedes e George Russell a completar um trio britânico no topo da tabela de tempos da Fórmula 1 na segunda sessão.

Max Verstappen, da Red Bull, que venceu a corrida do ano passado e pode conquistar um quarto campeonato consecutivo no sábado à noite, foi o 17.º no final do dia - dois segundos abaixo do ritmo, mas sem usar o pneu macio.

"A pista estava muito escorregadia hoje: Acho que tivemos dificuldades em fazer os pneus funcionarem, especialmente numa volta, e ficámos bastante longe do ritmo", disse Verstappen: "O problema para nós está definitivamente relacionado com os pneus, pois não temos aderência e parece que estamos a conduzir no gelo."

Hamilton, sete vezes campeão mundial pela Ferrari, teve vontade de se afastar da Mercedes após a corrida anterior em São Paulo, dizendo que tinha sido o pior carro que seu carro já teve, mas ele voltou com um estrondo no deserto de Nevada.

O britânico liderou a tabela de tempos do primeiro treino em 01:35,001 minutos, 0,396 segundos à frente de Russell e 0,953 mais rápido do que Norris em condições frias e escorregadias nas ruas da cidade.

Hamilton rodou em 1:33,825 minutos na sessão nocturna, com Norris 0,011 segundos mais lento e Russell 0,190 segundos fora do ritmo. Os tempos foram todos obtidos com os pneus macios mais rápidos, com todos os pilotos a lutarem pela aderência no circuito rápido.

"Senti-me muito bem hoje", disse Hamilton. "Acho que foi o primeiro dia de treinos deste ano em que estivemos consistentemente fortes, e o carro esteve sempre rápido. Apesar de termos sido os melhores em ambas as sessões, é difícil saber exatamente onde estamos na ordem competitiva, com todos a utilizarem diferentes cargas de combustível e planos de corrida. O nosso ritmo de corrida longa não pareceu tão bom como a nossa velocidade na volta única."

Carlos Sainz, da Ferrari, foi o quarto mais rápido, com o colega de equipa Charles Leclerc em quinto e Pierre Gasly, da Alpine, em sexto. O companheiro de equipa australiano de Norris, Oscar Piastri, foi o oitavo para a McLaren, que está a travar uma batalha apertada de construtores com a Ferrari.

O companheiro de equipa mexicano de Verstappen, Sergio Perez, foi apenas 19.º no segundo treino.

"Não foi um grande dia para nós e parece ter sido complicado para todos os outros também. Não estamos tão fortes como esperávamos ao entrar no fim de semana", comentou Leclerc, que conquistou a pole no ano passado.

O segundo treino teve uma bandeira vermelha quando o Williams de Alex Albon parou. O piloto tailandês saiu tarde da garagem enquanto a equipa lidava com um problema no sistema de combustível que levou à avaria.

Valtteri Bottas recebeu uma penalização de cinco lugares na grelha por ter excedido o limite dos componentes da unidade de potência, depois de ter começado os treinos com um novo acumulador de energia.

O treino de abertura ao longo da transformada Las Vegas Strip foi muito mais bem-sucedido do que no ano passado, quando a sessão durou apenas oito minutos, antes que a Ferrari de Sainz fosse seriamente danificada por uma tampa de drenagem solta.

Verstappen será campeão novamente se bater Norris no sábado ou se o piloto da McLaren não conseguir marcar mais três pontos do que ele.