Mais

Fórmula 1: Max rouba pole a Piastri por um centésimo, Norris despista-se na qualificação em Jeddah

Verstappen conquista a pole position no Grande Prémio da Arábia Saudita
Verstappen conquista a pole position no Grande Prémio da Arábia SauditaGabriel BOUYS / AFP
Com Lando Norris fora de combate após um acidente na Q3, a pole do Grande Prémio da Arábia Saudita foi para um Max Verstappen mágico, que subiu as paredes de Jeddah para roubar a liderança de Oscar Piastri, enquanto George Russel vai partir do terceiro posto. Carlos Saiz também foi tremendo, pois conseguiu subir para o sexto lugar no Williams.

Eis como se desenrolou a qualificação:

Q1

Lance Stroll foi a surpresa negativa desta primeira ronda de qualificação, terminando em 16.º e eliminado por apenas três milésimos de segundo. Num piscar de olhos, vá lá. Mas um exemplo de que o meio-campo está muito próximo e que o Aston Martin não está à altura de grande coisa. Além do canadiano, Doohan, sempre pressionado pela sombra de Colapinto na Alpine, bem como Hulkenberg, Ocon e Bortoleto ficaram de fora.

Alonso e Sainz não tiveram grandes problemas na qualificação, enquanto os McLarens mostraram mais uma vez a sua superioridade. No entanto, a volta mais rápida foi feita por Verstappen, que aproveitou o facto de Norris ter ficado nas boxes sem uma última tentativa. O neerlandês registou um tempo de 1:27.728.

Q2

Para confirmar a recuperação do seu Red Bull, Verstappen começou por marcar território, baixando em dois décimos de segundo o seu melhor tempo. Norris respondeu-lhe de imediato, assumindo o primeiro lugar provisório. Boas sensações também de Russell e até dos Ferraris, todos os três com pneus usados nessa primeira tentativa.

Mas ainda havia uma segunda oportunidade para os 15. Ou para todos, exceto Norris e Verstappen, que ficaram nas boxes porque a sua presença na Q3 estava mais do que assegurada. Sainz mais uma vez fez uma grande volta e conseguiu manter o oitavo lugar.

Na zona de eliminação ficaram Albon, Lawson, Fernando Alonso, Hadjar e Bearman.

 

Q3

Fazer um bom tempo nas primeiras voltas num circuito de rua é vital. Porque os 10 pilotos que lutam pela pole position arriscam ao máximo. E os muros estão cada vez mais próximos. Foi o que aconteceu a Norris um segundo depois de Piastri ter cruzado a linha de chegada, o único que conseguiu marcar um tempo antes de o seu colega de equipa e líder do Campeonato do Mundo se despistar e provocar uma bandeira vermelha. Lando vai partir em 10.º e as ultrapassagens não são fáceis em Jeddah.

A 8 minutos e 30 segundos do fim, a Q3 foi retomada, mas os que apareceram na pista fizeram-no com pneus usados. Verstappen não se importou. Por um milésimo de segundo, roubou a pole position provisória a Piastri. De qualquer forma, a pole position seria decidida nos últimos dois minutos da qualificação. Russell queria juntar-se à festa, Piastri ultrapassou-o, mas Verstappen era Mad Max e, com o cronómetro a zeros, o campeão do mundo conquistou o primeiro lugar da grelha.

Sainz conseguiu um excelente sexto lugar, à frente de Hamilton, Tsunoda, Gasly e do acidentado Norris.