O bicampeão mundial e líder incontestável da série ultrapassou Lando Norris, da McLaren, na última volta para conquistar a pole com 1.26,720 segundos, dois décimos à frente de Norris.
"A qualificação foi uma loucura", disse o neerlandês de 25 anos, que procura vencer o seu primeiro Grande Prémio da Grã-Bretanha à oitava tentativa: "Houve muita emoção e também muitas derrapagens em alguns sítios, mas fizemos as nossas voltas e na Q3 fiquei surpreendido por ver aqueles dois (McLaren) lá. Quero dizer que é ótimo para a McLaren estar aqui e, do nosso lado, estou muito contente por estar na pole".
A McLaren garantiu a sua primeira primeira linha de partida no Grande Prémio da Grã-Bretanha desde 2008 graças a Norris. O seu companheiro de equipa, o estreante australiano Oscar Piastri, foi o terceiro a seguir a ele, à frente dos dois Ferraris.
Max Verstappen acrescentou que as condições variáveis tinham sido um desafio. "Especialmente na Q1 e Q2 e havia algumas pequenas manchas de humidade, por isso tivemos de ser um pouco cuidadosos na Q3. É claro que se chega perto do limite, mas é óbvio que temos um carro rápido, por isso não precisámos de ir a 100%. A diferença não foi muito grande hoje, mas para nós foi um grande dia e já estou ansioso pela corrida", disse.
A pole position de Verstappen foi a sua quinta consecutiva, a sétima da época e a 27.ª da sua carreira, enquanto lidera os esforços da Red Bull para uma 11.ª vitória consecutiva em corrida, empatada com a McLaren, que o conseguiu em 1988.
Piastri fez o terceiro melhor tempo, à frente dos Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz e dos Mercedes de George Russell e do sete vezes campeão Lewis Hamilton.
Enquanto Verstappen festejava, o companheiro de equipa na Red Bull, Sergio Perez, o seu rival mais próximo no campeonato e que o deixa a 81 pontos na corrida pelo título de pilotos, sofreu o seu quinto abandono precoce da época, desta vez na Q1.
"Max estraga tudo"
Norris, que ocupou brevemente a pole position provisória, conseguiu sua terceira largada na primeira fila.
"Eu estava perto", disse: "Fui P1 na Q1, tinha quase a certeza que era P1 na Q2 e estava a poucos décimos do P1 na Q3. Isso é muito louco! A minha última volta foi muito boa. Conseguia ouvir o Zak (chefe de equipa Zak Brown) no rádio na última volta. Para nós, sermos segundo e terceiro é ótimo para a equipa, mas ainda é o Max - e ele continua a estragar tudo para todos!
Piastri estava igualmente satisfeito.
"Que sessão de qualificação! Quase fomos eliminados na Q1! Mas o carro foi um verdadeiro foguete na Q2 e Q3 e senti que fiz uma volta muito boa. "É um grande resultado para a equipa. Também é um grande resultado para a equipa. Estamos os dois aqui, é um grande resultado e temos de tentar manter-nos assim para amanhã (domingo", atirou.
Alex Albon, da Williams, terminou em oitavo, à frente do bicampeão Fernando Alonso e de Pierre Gasly.