A sessão de qualificação teve início com a pista parcialmente molhada. Os pilotos não tiveram de esperar muito para entrar em pista. Em pneus macios, como nos treinos, Oscar Piastri e Lando Norris estavam no ritmo, assim como os Ferraris. Max Verstappen também lutou muito para chegar o mais alto possível na ordem.
Franco Colapinto, em dificuldade, roda antes de retomar a corrida (após 10 minutos). No entanto, pára na pista e é mostrada uma bandeira vermelha.
De novo motivados para passar à Q2, os pilotos tentam melhorar os seus tempos. Mas as coisas não correm melhor com a chuva muito mais forte.
Colapinto, Stakes, Lance Stroll e Liam Lawson não conseguiram qualificar-se.
Batalhas
Na Q2, a McLaren e Verstappen estavam mais uma vez no topo da grelha. No entanto, os Williams também impuseram um ritmo que lhes permitiu mostrarem-se competitivos. Durante a segunda corrida, Hamilton começou por estabelecer o tempo mais rápido. Leclerc segue-lhe o exemplo. Assim, os dois Ferraris registam o 1º e 2º tempos.
No final, Esteban Ocon e Isack Hadjar foram eliminados, assim como Alex Albon, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda.
Verstappen surpreende
A batalha travou-se na pista nos últimos 10 minutos. As diferenças entre os pilotos permaneceram mínimas e todos tiveram que colocar o pé no chão para esperar uma boa posição na grelha no domingo.
Em primeiro lugar, Piastri foi o mais rápido. Mas Verstappen ficou à frente em vários sectores. E, finalmente, ele acertou as contas de todos ao conquistar a pole. Piastri também vai largar na primeira fila. Lando Norris e Lewis Hamilton vão sair da segunda fila da grelha.