Como todos os anos, no final da época, os pilotos de Fórmula 1 fazem o balanço da temporada. A partir das suas impressões, é elaborada uma classificação dos 10 melhores pilotos da época, de acordo com os seus votos. Tal como em 2023, Max Verstappen foi mais uma vez o melhor em pista e na análise do resto da grelha.
Surpreendentemente, por causa do carro que conduzia, mas não por causa do seu desempenho, o mexicano Checo Pérez não entrou na classificação. Fernando Alonso, que aos 43 anos ainda recebe elogios dos seus companheiros de equipa, está lá, apesar de estar aos comandos do desgovernado Aston Martin. O bicampeão repetiu o seu nono lugar no Campeonato do Mundo na classificação dos seus colegas, embora tenha descido seis lugares em relação ao ano passado.
A sondagem foi publicada em exclusivo pela Fórmula 1 no seu site e é a sétima edição do "Driver of the Year according to the Drivers". Os detalhes dos votantes não foram divulgados para não causar problemas entre os protagonistas do Grand Circus, mas foi revelado que ninguém se colocou como número um.
Um total de 17 pilotos votaram: Alex Albon, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Franco Colapinto, Pierre Gasly, Nico Hülkenberg, Liam Lawson, Charles Leclerc, Kevin Magnussen, Lando Norris, Esteban Ocon, Oscar Piastri, George Russell, Carlos Sainz, Lance Stroll, Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu.
O sistema de pontuação é simples: tal como no Grande Prémio, o primeiro piloto recebe 25 pontos e esse valor é reduzido até ao décimo, a quem é atribuído um ponto.
Os 10 melhores pilotos de Fórmula 1 de acordo com os seus pares
1. Max Verstappen - Permanece na classificação
2. Lando Norris - Subiu 2
3. Charles Leclerc - Subiu 2
4. George Russell - Nova entrada
5. Oscar Piastri - Subiu 3
6. Carlos Sainz - Mantém
7. Pierre Gasly - Subiu 2
8. Nico Hülkenberg - Nova entrada
9. Fernando Alonso - Desceu 6
10. Lewis Hamilton - Menos 8