Os dois pilotos da McLaren estão separados por apenas nove pontos, com Norris a registar um tempo de um 1:10,278 minutos no circuito de Zandvoort sob condições de vento, com previsão de chuva para a segunda sessão de sexta-feira.
Piastri ficou a 0,292 segundos do seu companheiro de equipa, que venceu três das últimas quatro corridas, enquanto Stroll e Alonso foram mais de meio segundo mais lentos.
O piloto da Williams, Alexander Albon, foi o quinto mais rápido; o favorito local, Max Verstappen, ficou quase um segundo atrás. O Mercedes de George Russell, o Williams de Carlos Sainz, o Sauber de Gabriel Bortoleto e o Alpine de Pierre Gasly completaram o top 10.
Verstappen terminou na gravilha no final da sessão após falhar uma saída de prática ao bloquear na primeira curva. O seu companheiro de equipa, Yuki Tsunoda, foi o 16.º mais rápido.
Leclerc fica irritado
Antes, o Ferrari de Lewis Hamilton quase rodou na segunda curva, mas conseguiu recuperar o controlo e manter-se na pista, enquanto Kimi Antonelli teve problemas de subviragem na curva nove e deixou o seu Mercedes preso na gravilha, provocando a bandeira vermelha.
Quando a sessão recomeçou e os pilotos mudaram para pneus macios, Lando e Oscar marcaram os melhores tempos enquanto nuvens escuras se aproximavam do circuito.
Ambos os Ferrari tiveram evidentes dificuldades e terminaram nas 14.ª e 15.ª posições, com um frustrado Charles Leclerc a comentar pelo rádio à equipa que estavam "a anos-luz" do ritmo.