Norris aceitou a culpa depois de ter batido na traseira do carro do seu companheiro de equipa australiano, líder do campeonato, quando tentava ultrapassar numa batalha pelo quarto lugar a três voltas do final.
O incidente entre os líderes do campeonato, com Piastri a aumentar a sua vantagem para 22 pontos, enquanto Norris não conseguiu pontuar, foi o tema de conversa do paddock no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, e há muito que se previa.
O diretor da McLaren, Andrea Stella, disse que a equipa iria discutir, assim que a poeira assentasse, a forma de evitar que isto voltasse a acontecer.
"Definitivamente, haverá boas conversas, mas elas acontecerão quando estivermos todos descansados e calmos", disse o italiano aos repórteres: " A equipa vai procurar preservar a paridade e igualdade em termos da forma como corremos na McLaren entre os nossos dois pilotos. Ser livre para correr e ser claro quanto à forma como vamos correr é um valor das corridas. É um valor das corridas que queremos tentar exercer e respeitar tanto quanto possível, em vez de sempre que temos uma proximidade entre os dois carros termos o controlo a partir do muro das boxes. Queremos dar a Lando e Oscar oportunidades de correr e oportunidades de estar no final da temporada na posição que eles merecem estar."
Stella disse que os pontos devem refletir o desempenho dos pilotos e não as ordens de equipa.
"Este não é necessariamente um exercício simples e direto, mas queremos tentar fazê-lo o melhor possível", afirmou: "Por isso, não prevejo que o episódio de hoje vá alterar a nossa abordagem deste ponto de vista. Se alguma coisa, vai reforçar e fortalecer que os princípios que temos exigem mais cautela por parte dos nossos condutores."
Stella disse que o incidente foi um simples erro de avaliação da distância, em vez de uma declaração agressiva de intenções, e apreciou o facto de Norris ter assumido a responsabilidade.
Ele reconheceu que a confiança do britânico poderia ser abalada, com o piloto sempre aberto em suas emoções e propenso a culpar a si mesmo em uma batalha pelo título cada vez mais a favor de Piastri, mas Norris poderia contar com todo o apoio.
"Neste caso, quero ser completamente claro", disse Stella: "O apoio ao Lando é total. Vamos ter conversas e as conversas podem até ser difíceis. Mas não há dúvidas sobre o apoio que damos ao Lando. O próprio Lando terá de mostrar o seu carácter para ultrapassar este tipo de episódio. Certificarmo-nos de que ele só leva as lições, só leva o que o vai tornar um piloto mais forte."
Piastri venceu cinco das 10 corridas disputadas até ao momento, contra duas de Norris, quando faltam 14.
A próxima corrida é na Áustria, a 29 de junho.