Fórmula 1: Norris duvida que consiga alcançar Piastri no sprint do Catar

Lando Norris e Oscar Piastri
Lando Norris e Oscar PiastriSara Ruffoni / ZUMA Press Wire / Shutterstock Editorial / Profimedia

O líder do campeonato, Lando Norris, não escondeu a sua frustração depois de garantir o terceiro lugar na qualificação para a corrida sprint de sábado no Grande Prémio do Catar, em que o seu colega de equipa na McLaren e rival pelo título, Oscar Piastri, conquistou a pole position.

O britânico de 26 anos, que lidera Piastri e o tetracampeão da Red Bull Max Verstappen por 24 pontos, pode garantir o seu primeiro título de pilotos se conseguir somar mais dois pontos do que ambos este fim de semana.

"É impossível ultrapassar aqui, por isso acho que provavelmente vou terminar em 3.º. Mas se ao menos conseguir passar o George (Russell) logo na partida, já será provavelmente o melhor que posso esperar", afirmou um Norris visivelmente abatido na sexta-feira.

Norris explicou que um duelo com o piloto da Williams, Alex Albon, comprometeu a sua volta.

"Sim, mas faz parte. Acho que o ritmo estava lá, simplesmente cometi um erro na última curva da minha primeira volta e não consegui juntar tudo na segunda", admitiu, antes de lamentar que os seus únicos erros lhe tenham custado a hipótese de lutar pela pole, numa tentativa de repetir o êxito em São Paulo, onde conquistou a pole e venceu tanto a sprint como o Grande Prémio.

Questionado pela Sky Sports F1 sobre as suas perspetivas para a sprint, que atribui oito pontos ao vencedor, respondeu:

"Seria tolice não tentar vencer. Estou aqui para ganhar, por isso vamos ver o que conseguimos encontrar durante a noite e o que podemos fazer amanhã (sábado) na corrida", apontou.

Regresso à boa forma

Enquanto Norris analisava as suas hipóteses, Piastri sorria por finalmente sentir que tinha recuperado a boa forma e podia pôr fim a uma série negra de sete corridas sem vitórias desde o Grande Prémio dos Países Baixos, no final de agosto.

Nesse período, o australiano de 24 anos viu a sua vantagem de mais de 30 pontos transformar-se num atraso de 24 pontos.

"Foi um bom dia, o que já é positivo para variar. Foi um daqueles dias em que tudo correu bem desde o início, e penso que a sessão de sprint foi muito positiva Tive um momento complicado na minha volta, mas no final foi suficiente. Obrigado à equipa por um carro fantástico, e temos estado muito bem este fim de semana até agora, por isso estou bastante satisfeito com isso", afirmou Piastri.

"Neste momento, estou apenas satisfeito com o registo. Há alguns aspetos a tentar melhorar, mas é bom poder dizer isso quando se parte da pole. Estou ansioso por amanhã – obviamente é só a pole da sprint e alguns pontos, mas aproveitarei tudo o que conseguir", finalizou.