Mais

Fórmula 1: Norris faz pole para o sprint no Catar, Russel parte em segundo

Lando Norris foi o mais rápido na qualificação ao sprint
Lando Norris foi o mais rápido na qualificação ao sprintGiuseppe CACACE / AFP
Lando Norris, que já não está sob a pressão de lutar pelo Campeonato do Mundo de Fórmula 1, conquistou a pole position para a corrida de sprint no Grande Prémio do Catar. Russell vai juntar-se a ele na primeira linha da grelha, com Piastri e Sainz atrás.

Q1: Checo Pérez volta a vacilar

Como já tinha acontecido na única sessão de treinos livres, a pista melhorava à medida que os minutos passavam e os carros percorriam quilómetros e diminuíam as reservas nos seus depósitos de combustível. Os McLaren, Ferrari e o Mercedes de Russell dominaram este primeiro contacto com Norris a ser o mais rápido com 1:21.356. Atrás, com Alonso a salvar a mobília na última volta, quem voltou a falhar foi Checo Perez, 16.º e eliminado juntamente com Tsunoda, Ocon, Zhou e Colapinto .

Q2: Alonso fora por milésimos de segundo

Mais uma vez, os candidatos ao Campeonato do Mundo de Construtores revezaram-se no topo da classificação. Russell, em grande forma, também quis juntar-se à festa, da qual Piastri foi afastado por alguns momentos por exceder os limites de pista. O jovem australiano teve de arriscar para não ficar de fora da luta pela pole position.

Os Ferraris decidiram não arriscar uma segunda tentativa, pelo que a emoção estava ao rubro. E aí, o último a cruzar a linha de meta foi Gasly, que deixou Fernando Alonso de fora por 40 milésimos de segundo. Albon, Bottas, Stroll e Magnussen também foram eliminados.

Q3: Pole position para Norris

Lando Norris assumiu a dianteira da qualificação logo na primeira aparição. Piastri ficou a pouco menos de dois décimos, com Russell novamente logo atrás. A Ferrari teve dificuldades com os pneus macios, com Sainz a queixar-se. Leclerc também não se sentia confortável.

Para a segunda e última tentativa, os McLarens não melhoraram. Russell ficou entre Norris, o poleman, e Piastri. E em quarto lugar, Carlos Sainz, que com pouco combustível, conseguiu oferecer um ótimo desempenho, apesar dos seus problemas de aderência, e ultrapassou novamente Leclerc, que ficou em quinto.