O britânico, que registou o melhor tempo de um minuto, 24,485 segundos no circuito de Yas Marina, foi um dos apenas 11 pilotos titulares a participar numa sessão que, de resto, foi entregue a jovens promessas e pilotos de desenvolvimento.
Verstappen mostrou-se preocupado pelo rádio com o comportamento do seu carro numa pista escorregadia e sob um calor pouco representativo da tarde, já que a corrida de domingo decorrerá à noite sob luz artificial.
"Pode haver algo partido no carro," relatou.
O piloto da McLaren Oscar Piastri, o terceiro candidato ao título mas a 16 pontos de Norris, assistiu à sessão sentado no muro das boxes, enquanto o mexicano de 26 anos, piloto da IndyCar e reserva de F1, Pato O'Ward, rodava no carro do australiano.
"Há um tipo qualquer que ficou com o meu lugar," brincou o chefe da McLaren, Zak Brown.
De acordo com as regras da Fórmula 1, cada piloto titular tem de ceder o seu lugar em duas sessões de treinos livres de sexta-feira por temporada a estreantes ou a pilotos que tenham participado em, no máximo, dois grandes prémios.
O piloto da Ferrari Charles Leclerc foi o terceiro mais rápido, com o seu irmão mais novo, Arthur, a terminar em 16.º no carro de Lewis Hamilton.
Os irmãos monegascos fizeram história neste circuito no ano passado, ao tornarem-se os primeiros irmãos a participar numa sessão de treinos como colegas de equipa, mas desta vez o mais velho, Leclerc, mostrou-se menos satisfeito.
"O carro parece não ter qualquer aderência. É inacreditável," afirmou.
A Mercedes contou com os seus dois titulares, Kimi Antonelli e George Russell em pista, que terminaram em quarto e sexto, respetivamente.
Nico Hulkenberg, da Sauber, que se prepara para o seu 250.º arranque, foi o quinto mais rápido.
O japonês Ryo Hirakawa, de 31 anos, apoiado pela Toyota, foi o mais rápido entre os pilotos não titulares, ao terminar em 11.º pela Haas, à frente de Isack Hadjar, da Racing Bulls, que ficou em 12.º.
Arvid Lindblad, que irá ocupar o lugar de Hadjar na próxima época, quando o francês se transferir para a Red Bull como colega de equipa de Verstappen, foi 15.º no Red Bull de Yuki Tsunoda, naquela que foi a sua terceira sessão de treinos da temporada.
