Fórmula 1: Norris supera Verstappen na primeira sessão de treinos do decisivo GP de Abu Dhabi

Lando Norris em ação na primeira sessão de treinos
Lando Norris em ação na primeira sessão de treinosReuters / Amr Alfiky

O líder da McLaren na Fórmula 1, Lando Norris, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos para o decisivo Grande Prémio de Abu Dhabi, esta sexta-feira, com o seu principal rival, Max Verstappen, a apenas 0,008 segundos de diferença.

O britânico, que registou o melhor tempo de um minuto, 24,485 segundos no circuito de Yas Marina, foi um dos apenas 11 pilotos titulares a participar numa sessão que, de resto, foi entregue a jovens promessas e pilotos de desenvolvimento.

Verstappen mostrou-se preocupado pelo rádio com o comportamento do seu carro numa pista escorregadia e sob um calor pouco representativo da tarde, já que a corrida de domingo decorrerá à noite sob luz artificial.

"Pode haver algo partido no carro," relatou.

O piloto da McLaren Oscar Piastri, o terceiro candidato ao título mas a 16 pontos de Norris, assistiu à sessão sentado no muro das boxes, enquanto o mexicano de 26 anos, piloto da IndyCar e reserva de F1, Pato O'Ward, rodava no carro do australiano.

"Há um tipo qualquer que ficou com o meu lugar," brincou o chefe da McLaren, Zak Brown.

De acordo com as regras da Fórmula 1, cada piloto titular tem de ceder o seu lugar em duas sessões de treinos livres de sexta-feira por temporada a estreantes ou a pilotos que tenham participado em, no máximo, dois grandes prémios.

O piloto da Ferrari Charles Leclerc foi o terceiro mais rápido, com o seu irmão mais novo, Arthur, a terminar em 16.º no carro de Lewis Hamilton.

Os irmãos monegascos fizeram história neste circuito no ano passado, ao tornarem-se os primeiros irmãos a participar numa sessão de treinos como colegas de equipa, mas desta vez o mais velho, Leclerc, mostrou-se menos satisfeito.

"O carro parece não ter qualquer aderência. É inacreditável," afirmou.

A Mercedes contou com os seus dois titulares, Kimi Antonelli e George Russell em pista, que terminaram em quarto e sexto, respetivamente.

Nico Hulkenberg, da Sauber, que se prepara para o seu 250.º arranque, foi o quinto mais rápido.

O japonês Ryo Hirakawa, de 31 anos, apoiado pela Toyota, foi o mais rápido entre os pilotos não titulares, ao terminar em 11.º pela Haas, à frente de Isack Hadjar, da Racing Bulls, que ficou em 12.º.

Arvid Lindblad, que irá ocupar o lugar de Hadjar na próxima época, quando o francês se transferir para a Red Bull como colega de equipa de Verstappen, foi 15.º no Red Bull de Yuki Tsunoda, naquela que foi a sua terceira sessão de treinos da temporada.