Faltam duas corridas para terminar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2025. Na penúltima, que será disputada este domingo no Catar, Oscar Piastri parte da pole position, acompanhado pelo líder do campeonato na segunda posição da grelha, o seu colega de equipa na McLaren, Lando Norris.
O terceiro elemento na luta pelo título, Max Verstappen arranca da quarta posição, depois de ter passado por momentos difíceis e desconforto com o seu monolugar na qualificação.
Com tudo preparado para este domingo, é altura de olhar para a classificação de pilotos, liderada pelo britânico com 396 pontos, mais 22 do que Piastri (374) após a vitória do australiano na sprint, e 25 acima do neerlandês (371), atual tetracampeão mundial.
Com estes números, as contas são simples: se Norris vencer em Lusail, será campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez. No entanto, não é a única combinação que pode dar a glória ao papaya antes de Abu Dhabi.
Combinações que tornam Norris campeão
Eis as combinações mínimas que dariam o título a Lando Norris no Catar. Se terminar atrás de algum dos seus rivais, a decisão ficará para o Grande Prémio de Abu Dhabi.
- Vencer a corrida
-Se for segundo, Piastri terá de ser quarto ou pior e Verstappen terceiro ou pior
-Se for terceiro, Piastri terá de ser quinto ou pior e Verstappen quarto ou pior
-Se for quarto, Piastri terá de ser sexto ou pior e Verstappen quinto ou pior
-Se for quinto, Piastri terá de ser sétimo ou pior e Verstappen sexto ou pior
-Se for sexto, Piastri terá de ser oitavo ou pior e Verstappen sétimo ou pior
-Se for sétimo, Piastri terá de ser nono ou pior e Verstappen oitavo ou pior
-Se for oitavo, Piastri terá de ser 11.º ou pior e Verstappen nono ou pior
- Se terminar em nono ou pior, tudo será decidido em Abu Dhabi
