O australiano está agora nove pontos atrás do colega de equipa na McLaren e líder do campeonato, Lando Norris, na classificação geral, com três rondas por disputar após o Brasil, tendo estado apenas a um ponto de diferença antes do britânico vencer a sprint.
Para agravar a situação, Landro Norris garantiu a pole position para domingo.
"Continuo a acreditar que posso sair daqui, vencer corridas e conquistar o campeonato", afirmou Piastri aos jornalistas após a qualificação.
"Mas, como é óbvio, as coisas não estão a acontecer tão facilmente quanto gostaria neste momento", assumiu.
O piloto de 24 anos soma sete vitórias esta temporada, contra seis de Norris, mas não sobe ao pódio desde o Grande Prémio de Itália, em setembro.
Piastri também foi superado pelo colega de equipa nas últimas cinco corridas.
Norris aproveitou as dificuldades recentes do australiano e recuperou a liderança do campeonato com uma vitória convincente no Grande Prémio do México, no mês passado.
"A sessão de qualificação não foi fácil, foi um pouco estranha e o fim de semana também, com o pneu macio simplesmente a não funcionar por algum motivo", comentou Piastri sobre o seu dia.
O piloto da McLaren acrescentou que teve dificuldades em melhorar o tempo por volta durante a qualificação de sábado e não conseguiu tirar o máximo partido do carro, descrevendo as condições em Interlagos como "um pouco complicadas".
Questionado sobre como poderia inverter a situação no domingo, Piastri respondeu: "Tentar ultrapassar alguns carros. É tudo o que posso tentar fazer, aproveitar qualquer oportunidade que surja e ver o que acontece."
O australiano vai alinhar atrás de Norris, de Kimi Antonelli da Mercedes e de Charles Leclerc da Ferrari.
O chefe de equipa, Andrea Stella, afirmou que Piastri esteve rápido durante todo o fim de semana e classificou o sábado como "apenas um episódio".
"Ele tem uma mente muito funcional. O mais importante é que a velocidade está lá", sublinhou.
