Mais

Fórmula 1: Oscar Piastri vence em Zandvoort, Isack Hadjar conquista o primeiro pódio

Isack Hadjar festejou o pódio em Zandvoort
Isack Hadjar festejou o pódio em ZandvoortFLORENT GOODEN / Florent Gooden / DPPI via AFP

A Fórmula 1 regressou a todo o gás no domingo com o Grande Prémio dos Países Baixos. Oscar Piastri esteve muito à vontade neste fim de semana, conquistando a vitória. Max Verstappen e Isack Hadjar subiram ao pódio ao seu lado.

Max Verstappen escolheu pneus macios para iniciar a corrida. Assim, as primeiras voltas do Grande Prémio foram particularmente agitadas. Logo na partida, o neerlandês colocou-se entre os dois McLarens, apesar de perder ligeiramente o controlo. Atrás dele, Charles Leclerc leva a melhor sobre George Russell (5.º). Isack Hadjar manteve-se em 4.º lugar. O monegasco tenta então pressionr. No entanto, o Ferrari não é tão rápido como se esperava e o francês mantém a sua posição.

Oscar Piastri, por sua vez, segura a liderança, colocando Verstappen a +1,7 segundos e Lando Norris a 3,2 segundos. Continuou a aumentar a sua vantagem enquanto os pneus do atual Campeão do Mundo rapidamente cederam e Norris levou a melhor na 8.ª volta. Também ele se afastou gradualmente (+10 segundos na volta 19). E a partir da volta 20, a chuva começou a dar as caras.

Ritmo, defesa e paragem

A chuva ainda não tinha causado muitos problemas em termos de aderência. Leclerc trocou para pneus duros na volta 23 (e saiu em 9.º). No entanto, a saída repentina de Lewis Hamilton provocou uma bandeira amarela. A maior parte dos pilotos que não tinham parado aproveitaram o safety car para o fazer. No final, portanto, a um terço da corrida, Leclerc encontra-se em 6.º lugar, atrás de Russell, tal como no início da corrida.

Uma vez retomada a corrida, os pilotos arrancam a toda a velocidade. Russell procura uma brecha sobre Hadjar. O francês volta a resistir. O ritmo dos pilotos abrandou novamente na volta 31, na sequência de detritos na pista causados por uma colisão entre Carlos Sainz e Liam Lawson.

De volta à potência máxima, Leclerc ultrapassa Russell, passando por cima dele. Hadjar então aproveitou a situação para se afastar e reduzir a diferença para Verstappen. Os carros então estabilizaram... Até Andrea Kimi Antonelli passar o seu companheiro de equipa na volta 44.

Duplo adeus na Ferrari

Na 46.ª volta, Norris cruza a linha de chegada a menos de um segundo de Piastri. O final da corrida ia, portanto, ser turbulento entre os dois pilotos da papaya. Russell caiu para o 6.º lugar na 53.ª volta.

Leclerc também pára na volta 53. Recomeça a corrida, mas não consegue tirar partido dos novos pneus. Antonelli colidiu com ele, fazendo com que a Ferrari se retirasse duas vezes. Sob o novo safety car, os pilotos puderam retornar aos boxes.

Na volta 58, Verstappen aproximou-se consideravelmente de Norris. No entanto, o inglês consegue acelerar para o impedir de conquistar o 2.º lugar. Mas Norris tem de parar na volta 65, devido a um problema de fiabilidade. O safety foi novamente acionado e Hadjar ficou com o 3º lugar.

Piastri acabou por vencer à frente de Verstappen e Hadjar.