Mais

Fórmula 1: Pesadelo para a McLaren com Max a ficar com a pole antes da sprint nos EUA

Verstappen, minipole nos Estados Unidos
Verstappen, minipole nos Estados UnidosJim WATSON / AFP

Max Verstappen conquistou a pole position para a corrida sprint no Grande Prémio dos Estados Unidos, que está a decorrer em Austin, no Texas. Depois de Norris ter sido o mais rápido durante quase toda a sessão, o neerlandês garantiu a minipole por 71 milésimos de segundo.

SQ1: Confusão na via das boxes

Com a obrigação de todos usarem o pneu médio, como está regulado na qualificação sprint, e com rajadas de vento instáveis, foram Verstappen, Hamilton e a McLaren que se colocaram na frente na primeira tentativa. Tempos, em todo o caso, que teriam de melhorar para seguir em frente. Ou assim se esperava.

Porque a maioria apressou-se tanto na via das boxes para garantir espaço limpo que o tempo se esgotou, ficando a zero sem que uma dezena de pilotos, entre eles Fernando Alonso, conseguisse chegar à linha de meta a tempo de iniciar a segunda volta. Felizmente para o asturiano, alguns dos que estavam atrás também não conseguiram fazer a sua última tentativa, pelo que avançou sem problemas para a SQ2.

Bearman, Colapinto, Tsunoda, Ocon e Bortoleto foram eliminados. No topo da tabela, o primeiro a marcar território foi Lando Norris.

SQ2: Antonelli não está ao nível na Mercedes

Com Norris, Verstappen e Piastri sem problemas para liderar a qualificação desde o início desta segunda sessão, houve quem não aprendeu a lição, saindo tarde das boxes e ficando sem poder realizar a segunda tentativa. Incrível como, com tantos engenheiros e dados, não calcularam bem.

Aconteceu, por exemplo, à Williams com Carlos Sainz, que passou à ronda como sexto com apenas uma passagem pela meta. Milagroso depois de quase não ter rodado nos Treinos Livres. Hamilton salvou-se por pouco, entrando em 10.º nos últimos segundos, logo atrás de Fernando Alonso e muito longe de Norris, novamente o mais rápido.

Antonelli, Hadjar, Gasly, Stroll e Lawson ficaram fora da luta pela pole.

SQ3: Verstappen volta a ser Max

Já com pneus macios montados nos carros, os primeiros a sair e evitar o tráfego foram Russell, Sainz e Albon, enquanto os outros sete pilotos aguardavam na via das boxes. Hulkenberg melhorou em relação aos três, surpreendendo com um tempo que foi superado, naturalmente, por um Norris muito regular e por Piastri... mas quando celebravam a minipole na McLaren, chegou o neerlandês para lhes mostrar que quem continua a ser campeão do mundo é ele, super Max.