Fórmula 1: Piastri aquece o Mundial com uma grande pole no Catar à frente de Norris e Verstappen

Oscar Piastri
Oscar PiastriANDREJ ISAKOVIC / AFP

O Grande Prémio do Catar já tem grelha definida para domingo, Piastri, Norris e Verstappen a terminar nas três primeiras posições, numa altura em que o campeonato de pilotos está ao rubro. Já Lewis Hamilton continua a desiludir na Ferrari e não passou da Q1.

Q1

Os pilotos regressaram à pista depois de uma corrida sprint dominada do início ao fim por Oscar Piastri, sem grande história para contar. Na mesma linha do resto do fim de semana, os espanhóis fizeram uma Q1 fantástica, passando sem dificuldades para a segunda parte da qualificação, com Carlos Sainz a terminar num sensacional quinto lugar e Fernando Alonso em 10.º.

Os McLaren dominaram a sessão, com Norris à frente de Piastri, e Max Verstappen em quarto, protestando bastante com o comportamento do seu monolugar. Quem voltou a ter uma tarde para esquecer foi Lewis Hamilton. O britânico, ansioso pelo fim da temporada, prolongou o seu sofrimento com um embaraçoso 18.º lugar. Ficaram de fora Tsunoda, Ocon, Hamilton, Stroll e Colapinto.

Q2

Houve muito mais estratégia na Q2, com os papayas a aguardarem o seu momento e a deixarem Verstappen assumir a liderança da tabela com a melhor volta nos instantes iniciais.

Foi Piastri quem decidiu atacar, tirando quase meio segundo ao neerlandês na sua primeira tentativa, enquanto Sainz, de forma discreta, subia ao terceiro posto e ficava muito bem posicionado para entrar na terceira fase da qualificação.

Com cinco minutos para o fim, começaram os verdadeiros movimentos, e Norris ainda não tinha registado tempo, mas acabou por entrar em segundo sem dificuldades. No que toca aos espanhóis, nova proeza de Alonso e Sainz, sexto e sétimo respetivamente. Gasly, em oitavo, surpreendeu ao garantir presença na Q3.

Na Ferrari, numa espécie de luta contra o próprio carro, depositaram em Leclerc esperanças que por pouco não saíram goradas, mas conseguiu o nono lugar, embora com sensações muito negativas. Ficaram de fora Hulkenberg, Lawson, Bearman, Bortoleto e Albon.

Q3

Muito em jogo no Catar. O nervosismo era tal que, três minutos antes do semáforo abrir, os principais candidatos já se amontoavam à saída da pit lane.

Assim que foi dada luz verde, os McLaren decidiram mostrar toda a sua força, baixando ambos pela primeira vez no fim de semana do 1:20.000. Lando Norris, com o título na mira, garantiu a pole provisória na sua primeira tentativa e Piastri ficou logo atrás.

Nesta luta dos britânicos contra a Red Bull, George Russell ficou em terceiro, superando Verstappen, que viu as suas hipóteses diminuírem impotente. O momento curioso aconteceu com uma bandeira vermelha provocada por Carlos Sainz, que saiu das boxes com dois autocolantes escorregadios nos pneus. Os adesivos acabaram por ficar na pista e obrigaram à interrupção da sessão durante alguns minutos.

No fim, tudo se decidiu na última volta, ficando tudo em aberto para domingo com uma sensacional pole de Piastri, o segundo lugar de Norris e o terceiro de Verstappen.