Mais

Fórmula 1: Piastri vence e McLaren faz dobradinha no GP da China

Piastri venceu em Xangai
Piastri venceu em XangaiReuters / Edgar Su
Lewis Hamilton parecia ser o principal protagonista do fim de semana, mas Oscar Piastri começou a questionar essa liderança desde que conquistou a pole position para o Grande Prémio da China. E, este domingo, o piloto da Oceânia impôs a sua lei num dia excecional para a equipa de Woking (Inglaterra), que assina uma dobradinha meritória.

O que se viu no sábado no circuito de Xangai sugeria que a corrida seria emocionante e disputada, sem um claro favorito e com vários candidatos à vitória. No entanto, o piloto australiano fez um arranque formidável e rapidamente ganhou distância para o seu companheiro de equipa Lando Norris, apesar de este último ter conseguido fazer a ultrapassagem. Entretanto, os dois pilotos da Ferrari voltaram a tocar-se, algo que já tinha acontecido na semana anterior.

Um problema com o sistema de travagem arruinou a corrida asiática de Fernando Alonso: o espanhol retirou-se minutos após a partida e abandonou a corrida sem marcar qualquer ponto, tal como Carlos Sainz (14º). George Russell estava melhor, apesar de ter caído para o terceiro lugar, embora ainda estivesse pronto para lutar contra os McLarens. Um pouco mais longe do ritmo estava Max Verstappen, resignado com o sexto lugar e no encalço de dois carros vermelhos.

A degradação dos pneus, causada pela aderência de aparas de borracha aos pneus devido à diferença de temperatura entre os pneus e o asfalto, começou a ser o centro das atenções. Yuri Tsunoda foi o primeiro a ir para a box e foi seguido pelos carros da frente. Esta situação levou a uma troca de posições entre o segundo e o terceiro, embora tenha sido de curta duração. O duelo entre os britânicos ganhava em emoção e intensidade.

Dupla da McLaren

Leclerc melhorou o seu feeling e começou a rodar muito rápido, o que fez com que Hamilton recebesse ordens para o deixar passar. O monegasco, que continuava a pressionar Russell, tinha uma asa dianteira danificada. Entretanto, Piastri e Norris estavam numa liga própria e chegaram a fixar-se em 1:36, um ritmo que mal foi imitado por alguns. Verstappen, cada vez mais fora dos cinco primeiros, não estava exatamente nesse grupo.

A volta 30 criou outra lacuna entre Oscar e Lando e os demais. A batalha entre os dois parecia quase resolvida, mas o vencedor australiano continuou na tentativa de manter a vitória, que ainda estava longe. O atual campeão do mundo teve de resistir às investidas de Lewis, que perdeu força apesar de ter colocado borracha dura. De facto, o neerlandês chegou a tempo de ultrapassar Charles, que acabou por cair para o quarto lugar.