Mais

Fórmula 1: Piastri vence em Jeddah e apresenta a sua candidatura ao título

Piastri e Verstappen no arranque
Piastri e Verstappen no arranqueGiuseppe CACACE / AFP
Oscar Piastri conquistou a vitória no Grande Prémio da Arábia Saudita, suficiente para ultrapassar Norris e liderar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Verstappen e Leclerc seguiram-no no pódio. Norris foi quarto, seguido pelos Mercedes e Lewis Hamilton, numa corrida marcada pelo acidente que tirou Tsunoda e Gasly logo no arranque.

A corrida teve um início atribulado, com Tsunoda e Gasly a chocarem um com o outro e a ficarem fora de combate apenas a algumas curvas do início da corrida. Pouco antes, Verstappen tinha defendido a sua pole position contra Piastri ao saltar uma chicane, o que lhe custou uma penalização de cinco segundos.

O safety car apareceu então e, depois de se retirar, não houve praticamente nenhuma mudança, exceto que Sainz, que Hamilton tinha ultrapassado no início, também não conseguiu segurar Norris. Escusado será dizer que Alonso, que ganhou três posições após as luzes se apagarem, perdeu-as devido ao seu Aston Martin que mais parece uma tartaruga.

Isto resume um início animado que deu lugar a um nó aborrecido, onde quase não houve ultrapassagens na secção superior. A única coisa divertida foi ver como Hamilton deu uma lição a Norris, obstinado em ultrapassá-lo pouco antes de uma zona DRS que permitiu ao piloto da Ferrari recuperar a posição. À frente, Verstappen esforçava-se por abrir uma brecha para Piastri para minimizar a sua penalização. A única paragem nas boxes planeada seria interessante para ver se haveria uma mudança de líder.

Piastri na frente, e Leclerc em grande

Foi a 30 voltas do fim, que o australiano da McLaren trocou os pneus. Duas voltas depois, Max fez o mesmo, mas apesar da sua exibição, saiu atrás de Piastri, líder virtual porque, ao atrasar a paragem, Leclerc e Norris estavam na liderança.

O que quer que acontecesse a partir daí teria de acontecer no asfalto. E o que aconteceu foi que Leclerc, de volta ao circuito, imprimiu um ritmo infernal que o levou ao pódio, tirando os adesivos de um surpreendido Russell, que também seria ultrapassado por Norris. E Lando não parou por aí. Fez o possível para tentar arrancar o terceiro lugar do piloto monegasco da Ferrari, mas não foi a tempo.

A vitória foi para Piastri, que é também o novo líder do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Sainz, que perdeu muito tempo na sua paragem nas boxes, ficou em desvantagem em relação ao piloto da Williams, mas o seu nível foi suficiente para recuperar a posição e cruzar a linha de chegada em oitavo. Enquanto Fernando Alonso se debatia no fundo do pelotão. Triste, muito triste ver o espanhol incapaz de lutar pelos pontos, embora no final tenha conseguido terminar em 12º e ganhar um lugar devido à penalização de 10 segundos de Lawson.