Mais

Fórmula 1: Renault anuncia a saída do diretor-geral

 Luca de Meo deixou a Alpine
Luca de Meo deixou a AlpineGERMAIN HAZARD / Germain Hazard / DPPI via AFP
O construtor automóvel francês Renault anunciou no domingo à noite a saída do seu diretor-geral Luca de Meo, que, segundo a imprensa, irá trabalhar para o grupo de luxo Kering.

"Após cinco anos à frente do Grupo Renault, Luca de Meo comunicou a sua decisão de se demitir", declarou o grupo em comunicado. A saída terá efeito a partir de 15 de julho. De acordo com o jornal Le Figaro, De Meo, de 58 anos, assumirá o cargo de CEO do Kering, depois de o seu acionista maioritário, François-Henri Pinault, ter decidido remodelar a equipa de gestão.

De Meo, nascido em Itália, começou a sua carreira na Renault. Passou depois para a direção da Fiat, onde relançou com sucesso o Fiat 500, antes de revitalizar a Seat para o grupo Volkswagen. Este excelente comunicador e especialista em marketing tornou-se diretor-geral de uma empresa traumatizada por mais de um ano de crise na sequência do caso Carlos Ghosn.

De Meo acelerou a eletrificação da Renault, que também detém as marcas Dacia, Alpine e Lada, e a expansão da sua gama, numa tentativa de tirar o fabricante de automóveis da crise.

O anúncio da sua saída foi recebido na segunda-feira com perdas de mais de 5% para as acções do construtor automóvel na abertura da bolsa de Paris. A cotação das acções do Kering subiu mais de 6%.