A equipa apoiada pela General Motors obteve a aprovação final na semana passada para a sua entrada na grelha de partida como a 11.ª equipa da Fórmula 1, dando luz verde para as discussões sobre o futuro alinhamento.
"A questão óbvia é se vamos ter pilotos americanos e, pessoalmente, não vejo razão para que um piloto americano não possa ser selecionado por mérito", disse Lowdon aos jornalistas numa videochamada: "O objetivo primordial é o mérito".
Entre os pilotos experientes de F1 sem assento que poderiam estar no quadro incluem Zhou Guanyu, Valtteri Bottas, Sergio Perez e Mick Schumacher, enquanto a estrela americana da IndyCar Colton Herta é regularmente mencionada.
"Vemos pilotos experientes e capazes... pilotos muito talentosos, que atualmente não estão na grelha? Sim, vemos", disse Lowdon.
"Vamos estar muito ocupados a falar com algumas pessoas. O meu telemóvel tem estado ocupado, isso é certo. Há facilmente meia dúzia, se não mais, de candidatos por aí que oferecem credenciais extremamente boas para estar na Fórmula 1 ou para estar na Fórmula 1 novamente", explicou.
Herta ainda não se qualificou para uma super-licença, no entanto, e Lowdon disse que teria que garantir isso.
"Ele é um piloto incrivelmente talentoso. Então, com certeza, não é uma notícia chocante que estaríamos a considerar Colton ao lado de um monte de outros pilotos também", disse.
"Não será o último piloto em que existe alguma incerteza devido aos pontos da superlicença, mas temos de viver com isso. É um regulamento. Só temos de o respeitar", acrescentou.
Lowdon tem tido ligações estreitas com Zhou, ajudando na sua gestão, e o chinês é agora uma reserva para o parceiro inicial de motores da Cadillac, a Ferrari.
"Acho que Zhou fez um trabalho excecionalmente bom em circunstâncias difíceis nos últimos dois anos", disse Lowdon.
"Ele não precisa necessariamente de explicar os antecedentes das suas capacidades porque eu tive um lugar na primeira fila para ver tudo isso. Existem os controlos e equilíbrios corretos para que não haja qualquer favoritismo em relação a ele ou a qualquer outro piloto com quem possamos estar envolvidos. Há alguns muito bons por aí, incluindo o Zhou", assumiu.