Mais

Fórmula 1: Valtteri Bottas apoiado para regressar em 2026 com a Cadillac

Bottas é o piloto de reserva da Mercedes esta temporada
Bottas é o piloto de reserva da Mercedes esta temporadaMichael Potts / Shutterstock Editorial / Profimedia
A falta de anúncios de novos pilotos por parte da Cadillac, recém-chegada à Fórmula 1, apenas alimentou a especulação sobre quem ocupará os seus lugares na época de 2026, mas um nome regularmente mencionado é o do finlandês Valtteri Bottas.

Bottas, de 35 anos, correu pela última vez em 2024 pela Sauber e este ano é piloto de reserva da Mercedes, pela qual terminou duas vezes em segundo e duas vezes em terceiro lugar no campeonato de pilotos, entre 2017 e 2021.

Recusando a oportunidade de correr na IndyCar, Bottas não escondeu o seu desejo de regressar à grelha em 2026.

Com muita especulação de que a Cadillac vai procurar um piloto experiente para dirigir o seu novo empreendimento, o 10 vezes vencedor de Grandes Prémios é visto como o favorito de muitas pessoas para um dos dois lugares.

"É uma equipa nova, por isso a experiência é uma vantagem. O Valtteri tem uma boa experiência na Mercedes. Agora, ele pôde sentir e observar as coisas em paz e não conduziu", disse o antigo piloto Mika Salo ao Helsingin Sanomat.

"Penso que um piloto experiente como Valtteri é absolutamente a escolha certa", acrescentou.

Bottas, que fez a sua estreia na F1 pela Williams em 2013, colocou mais lenha na fogueira com vídeos seus nas redes sociais nos Estados Unidos, dando uma olhadela a alguns carros Cadillac.

2025 marca um ano invulgar na Fórmula 1 moderna, na medida em que não há representação finlandesa entre os pilotos a tempo inteiro. No entanto, Salo acredita que a nacionalidade de Bottas pode ser uma vantagem para a nova equipa americana.

"Os finlandeses são bons a trabalhar. Sem política, vão diretos ao assunto! A finlandesa encaixaria muito bem numa nova equipa como esta", afirmou.