O neerlandês vai alinhar ao lado de George Russell, da Mercedes, e atrás dos McLarens do pole-sitter Lando Norris e do piloto da casa, Oscar Piastri, em Albert Park, no domingo.
"Tivemos um começo um pouco difícil", disse Verstappen na conferência de imprensa pós-qualificação.
"Esta nunca foi uma boa pista para nós, penso eu, por isso demorou algum tempo a perceber como podemos melhorar a situação e foi o que fizemos hoje. Estou bastante surpreendido por estar aqui sentado depois de ontem. Senti-me confiante. Senti-me bem com o carro. É claro que lhe faltou um pouco de ritmo, mas, no geral, fiquei satisfeito com as voltas da qualificação", afirmou o atual campeão do mundo.
"Hoje foi um pouco mais rápido, mas claramente ainda não o suficiente. Mas, mesmo assim, estar à frente da Ferrari e da Mercedes é bom para nós", acrescentou.
A previsão de chuva para domingo pode ajudar a tentativa de Verstappen de bater os McLarens e começar a nova temporada com uma vitória.
Verstappen disse que se apoiaria em quaisquer condições, embora não esperasse que a Red Bull pudesse encontrar qualquer ritmo extra de longa duração a tempo para o dia da corrida.
"Não estou à espera de nenhum tipo de milagre, acho que (o ritmo de corrida de longa duração) está bom. Mas acho que não está ao mesmo nível (que os McLarens)", disse.
"Vou dar o meu melhor para ver o que acontece amanhã", acrescentou.
O diretor da equipa Red Bull, Christian Horner, elogiou Verstappen por uma qualificação "decente", embora tenha notado que o carro estava a perder ritmo para os seus rivais no último setor em Albert Park.
"Acho que temos uma plataforma boa e sólida para trabalhar na próxima temporada", disse.
"Ainda não estamos no ponto ideal com o carro... perdemos um pouco nas últimas curvas. Portanto, acho que temos muito o que fazer", assumiu.
É pouco provável que Verstappen se preocupe com o facto de o seu novo colega de equipa, Liam Lawson, lhe tirar pontos, uma vez que o neozelandês foi eliminado na primeira sessão de qualificação.
Lawson teve um primeiro fim de semana de corrida em Albert Park bastante desanimador, saindo da pista várias vezes nos treinos e precisando de reparações no piso do seu carro.