Mais

Fórmula 1: Verstappen lidera primeira sessão de treinos no Canadá

Verstappen foi o mais rápido
Verstappen foi o mais rápido MARK THOMPSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Com um grande susto para Charles Leclerc, que se despistou aos 15 minutos da sessão, o Treino 1 do GP do Canadá, realizado em Montreal, deixou-nos com a sensação de como o meio da grelha vai ser apertado e que quem arriscar demasiado pode acabar contra o muro ou contra as vedações.

O exemplo foi dado pelo piloto da Ferrari nascido no Mónaco. Leclerc tinha feito o melhor tempo do momento, quando a pista ainda não estava nas suas melhores condições, mas medindo os riscos, foi longe demais quando se deparou com uma curva à direita e, em vez de aproveitar a fuga, tentou virar o carro. Cometeu um erro. Bateu com a roda esquerda na vedação e destruiu essa parte do carro vermelho. Há pressão sobre a Ferrari, tensão entre os pilotos e os maus resultados desta época em que Hamilton também não está a cumprir o que se esperava dele.

O mais rápido desta primeira sessão no Canadá foi Verstappen, seguido de muito perto, a apenas 39 centésimos de segundo, por Albon com o seu Williams. E logo atrás, no mesmo décimo, o seu companheiro de equipa, Carlos Sainz. Boas sensações para a equipa britânica, algo que os dois pilotos já sentiram à chegada ao circuito de Gilles-Villeneuve.

Norris e Piastri em modo poupança

De qualquer forma, é sempre preciso levar em conta o que acontece na primeira sessão de treinos. Norris terminou em sétimo, quase meio segundo atrás de Verstappen, enquanto Piastri perdeu um segundo no asfalto, ficando na 14.ª posição. Na qualificação de sábado, deixarão o seu esconderijo e prometem sair com tudo.

Quanto a Fernando Alonso, teve muitos problemas com o seu Aston Martin. A subviragem é tão brutal que teve de abortar a sua volta rápida ou arriscar-se a acabar como Leclerc ou ainda pior. Terminou em 12.º, mas ou as coisas mudam muito ou vai sofrer este fim de semana. Stroll, correndo em casa, terminou em 15.º. O argentino Colapinto, por sua vez, ficou novamente na parte de trás do pelotão, em penúltimo, a 1,45 segundos da liderança.