Depois de uma última volta perfeita, ao volante do seu carro branco excecionalmente radiante, em homenagem ao fornecedor de motores japonês Honda, o neerlandês bateu o piloto britânico Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, vencedores dos dois primeiros GPs da época, por pouco.
"Fizemos tudo o que podíamos para encontrar a melhor afinação para o fim de semana. A última volta na qualificação foi realmente fantástica", explicou o piloto da Red Bull ao sair do seu carro.
Verstappen conquistou a 41.ª pole position da carreira, a primeira desde a Áustria, em junho. O neerlandês pôs fim a uma série de 15 tentativas consecutivas sem sucesso, a sua maior seca de qualificação desde 2020.
"Não sei se esta pole position é a melhor da minha carreira, mas é tão inesperada que a torna realmente especial", disse Verstappen em conferência de imprensa.
Dominantes desde o início do fim de semana, os pilotos da McLaren, que venceram os dois primeiros GPs da temporada, terão de se contentar com o segundo e terceiro lugares da grelha, embora saibam que continuam a ser favoritos para a corrida de domingo.
"Estou satisfeito porque acho que tirei o máximo proveito do carro hoje. As diferenças são muito pequenas. Bravo para o Max, ele fez um ótimo trabalho e fez uma volta fantástica", disse Norris.
"Temos um carro muito bom, por isso estou confiante para a corrida", disse Piastri.
Tsunoda desilude
Charles Leclerc (Ferrari), do Mónaco, vai partir em quarto lugar, à frente dos Mercedes do britânico George Russell e do italiano Andrea Kimi Antonelli.
No terceiro Grande Prémio da sua carreira, o estreante francês Isack Hadjar (Racing Bulls) ficou em sétimo lugar na grelha, à frente do seu ídolo britânico Lewis Hamilton (Ferrari). O tailandês Alexander Albon (Williams) e o britânico Oliver Bearman (Haas) completaram o top 10.
Perante o seu público, o japonês Yuki Tsunoda não brilhou na sua primeira sessão de qualificação ao volante de um Red Bull, terminando em 15.º, atrás de Liam Lawson, que acaba de substituir na Red Bull, e que regressou à Racing Bulls. Ambos ganharão uma posição devido à penalização de Carlos Sainz, que terminou em 12.º e perdeu três lugares.
A sessão de qualificação foi novamente interrompida por um incêndio que provocou a interrupção da Q2. A segunda e terceira sessões de treinos livres já tinham sido interrompidas duas vezes cada uma devido a um incêndio na relva em redor da pista.
A chuva prevista para a manhã de domingo poderá evitar incidentes semelhantes durante a corrida, cujo início está previsto para as 14:00 locais (6:00 em Portugal Continental).