Fórmula 1: Verstappen vence Grande Prémio de Las Vegas e Norris fica mais perto do título

Max Verstappen, da Red Bull, celebra após vencer o Grande Prémio de Las Vegas
Max Verstappen, da Red Bull, celebra após vencer o Grande Prémio de Las VegasPATRICK T. FALLON / AFP

O campeão do mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, realizou uma condução magistral para vencer o Grande Prémio de Las Vegas no sábado, enquanto Lando Norris, da McLaren, terminou em segundo e ficou mais perto do seu primeiro título de pilotos.

O piloto da Red Bull, Verstappen, aproveitou um deslize do pole position Norris logo na primeira curva do circuito citadino da Cidade do Pecado para assumir a liderança e controlou a corrida daí em diante, conquistando a 69.ª vitória da sua carreira em Grandes Prémios, terminando com mais de 20 segundos de vantagem.

O britânico Norris reforçou a liderança na classificação da temporada, com o segundo lugar a deixá-lo com 408 pontos quando faltam duas corridas, 30 à frente do colega de equipa Oscar Piastri, que foi quarto. George Russell, da Mercedes, ficou em terceiro.

Depois do drama da qualificação de sexta-feira, em que a forte chuva tornou a pista traiçoeira e Verstappen comparou a condução ao gelo, a corrida de sábado, com 50 voltas sob as luzes cintilantes de Las Vegas, arrancou com tempo fresco e seco.

O neerlandês, que matematicamente ainda pode conquistar um quinto título consecutivo após um resultado que o deixa a 42 pontos de Norris com duas corridas por disputar, foi rápido a tirar partido das melhores condições meteorológicas. Norris, que chegou a Las Vegas embalado por vitórias consecutivas no México e em São Paulo, tentou logo de início uma manobra agressiva para bloquear Verstappen.

A tentativa saiu-lhe mal e o britânico saiu de pista, permitindo a Verstappen assumir a liderança. Norris caiu para terceiro depois de ser ultrapassado por Russell, que subiu ao segundo lugar.

"Cometi o erro na curva um", disse Norris: "Sabes que tens de ser agressivo na primeira curva, mas fui um pouco além do necessário e isso custou-me caro. Mas o segundo lugar continua a ser um bom resultado, são bons pontos. Não estou propriamente desiludido. rrisquei, deixei o Max vencer, deixei-o ir e fazer uma boa corrida. Queria dar espetáculo, é para isso que estamos aqui em Las Vegas. Não foi a minha melhor exibição. Mas quando alguém vence com 20 segundos de vantagem, é porque fez um excelente trabalho."

Verstappen afirmou que a estratégia de pneus da Red Bull foi fundamental para a vitória.

"Normalmente, a corrida é sempre complicada para nós, não costumamos ser tão fortes nos pneus, mas hoje pareceu que tínhamos mais controlo e pude forçar um pouco mais", afirmou: Tínhamos muito mais ritmo e consegui prolongar o primeiro stint, dividir a corrida em duas partes e isso ajudou bastante. O carro estava a funcionar muito bem, muito mais ao meu gosto e, no final, foi uma volta bastante decente. Em cada volta sentia-me confortável e sem desgastar demasiado os pneus."

Apesar de Verstappen ainda ter uma hipótese remota de conquistar o título, reconheceu que apanhar Norris nas duas últimas etapas, no Catar e em Abu Dhabi, será complicado.

"A diferença ainda é grande, tentamos sempre maximizar tudo o que temos", disse Verstappen: "Foi uma época com altos e baixos e momentos difíceis, mas também com momentos muito bonitos. Aprendemos muito ao longo de toda a temporada e isso é sempre muito valioso para os próximos anos."

O colega de equipa de Norris na McLaren, Piastri, que partiu do quinto lugar da grelha, lamentou também um início complicado, no qual tocou rodas com Liam Lawson, da RB.

"Fui dos poucos que travou para fazer a curva e acabei empurrado para fora", disse Piastri: "É o que é. O resto da corrida também foi atribulado, com alguns erros a mais."

Piastri procurava desesperadamente recuperar terreno em Las Vegas depois de ter perdido uma vantagem de 34 pontos no campeonato de pilotos desde a vitória no Grande Prémio dos Países Baixos, em agosto. Mas o australiano de 24 anos, natural de Melbourne, admitiu que as suas esperanças de alcançar Norris sofreram um duro revés após a corrida de sábado.

Questionado se estava confiante em reduzir a diferença para Norris no Catar, Piastri respondeu: "Espero que sim. Mas, obviamente, agora preciso de mais do que isso. Seria bom conseguir bons resultados para terminar o ano, mas a luta pelo campeonato é o que é."