Mais

Fórmula : Hamilton satisfeito com a diferença para Leclerc na primeira batalha de qualificação

Lewis Hamilton a passear pelo paddock do Grande Prémio da Austrália
Lewis Hamilton a passear pelo paddock do Grande Prémio da AustráliaMark Peterson / Reuters
Com a previsão de chuva para o Grande Prémio da Austrália de domingo, Lewis Hamilton vai trabalhar até tarde para aprender os ajustes de chuva da Ferrari, enquanto o britânico continua a familiarizar-se com a sua nova equipa.

A corrida de abertura da época em Albert Park será a primeira de Hamilton para a glamorosa equipa, desde que ganhou os seus sete títulos com a McLaren e a Mercedes.

O piloto de 40 anos teve dificuldades em encontrar o seu ritmo durante as três sessões de treinos e qualificou-se apenas em oitavo lugar, um lugar atrás do companheiro de equipa, Charles Leclerc, no calor abrasador deste sábado em Albert Park.

Embora a Ferrari não tenha tido um bom ritmo na qualificação, a chuva de domingo poderá ajudá-la a recuperar terreno em relação aos McLarens.

"Amanhã vai ser um desafio, nunca conduzi este carro à chuva", disse Hamilton.

"Nem sequer conheço as definições de chuva, por isso vou ter de as estudar esta noite. Vai ser uma experiência de aprendizagem", assumiu.

O pole-setter Lando Norris e o companheiro de equipa Oscar Piastri ocuparam a primeira fila, com o atual campeão Max Verstappen em terceiro e George Russell da Mercedes em quarto.

Hamilton ficou quase nove décimos de segundo atrás da volta mais rápida de Norris, mas se o sete vezes campeão mundial estava desapontado com o desempenho de seu carro, escondeu bem isso.

"Diverti-me muito hoje. Este fim de semana foi todo sobre a primeira vez", disse.

"Estar tão perto na minha primeira sessão de qualificação, estou definitivamente bem com isso. Agora vamos baixar a cabeça e começar a trabalhar, tentando perceber porque é que não estamos a acompanhar os líderes", acrescentou.

Leclerc estava menos entusiasmado com o desempenho do seu carro na última sessão de qualificação.

"A volta não foi muito boa, no geral, não tivemos o ritmo certo hoje", disse o piloto monegasco.

"Tivemos dificuldades especialmente com o equilíbrio do carro e a montagem, temos algum trabalho a fazer", assumiu.