Mais

Fórmula1: Alpine considera substituir Doohan por Colapinto antes da próxima corrida

Jack Doohan na garagem da Alpine
Jack Doohan na garagem da AlpineBrian Snyder / Reuters
O futuro do australiano Jack Doohan na Fórmula 1 parece cada vez mais incerto, com especulações de que o estreante poderá ser substituído na Alpine, propriedade da Renault, antes da próxima corrida em Imola.

Doohan, 22 anos e filho do grande piloto de motociclismo Mick, ainda não marcou um ponto em seis corridas nesta temporada e uma no final de 2024. O site Race.com disse que a Alpine estava a avaliar a sua posição após outra desistência no Grande Prémio de Miami, no domingo.

O piloto tem sido perseguido durante meses por questões sobre o seu futuro, com a Alpine a contratar o argentino Franco Colapinto da Williams como reserva antes do início da época. Colapinto correu nove vezes pela Williams no ano passado como substituto do americano Logan Sargeant e marcou cinco pontos, com um melhor resultado de oitavo no Azerbaijão.

O conselheiro executivo da Alpine, Flavio Briatore, chefe de equipa da Benetton e da Renault, é um fã de Colapinto e sabe-se que está ansioso por o colocar no lugar de corrida.

O chefe da equipa Alpine, Ollie Oakes, cancelou a sua habitual sessão de imprensa após a corrida de domingo, em que Doohan colidiu com o Racing Bulls do neozelandês Liam Lawson na primeira volta e se retirou.

"Como está hoje, Jack é o nosso piloto, juntamente com Pierre (Gasly)", disse Oakes na sexta-feira, quando lhe pediram para confirmar que Doohan estaria no carro em Imola. "Nós sempre avaliamos, mas sim. Hoje, é esse o caso."

Para além da falta de pontos de Doohan e do facto de não ter conseguido terminar acima do 14.º lugar, os últimos rumores de uma mudança iminente foram desencadeados por um dos patrocinadores argentinos da Colapinto, que sugeriu, num momento televisivo não guardado, no mês passado, que a mudança iria acontecer em Imola.

Mais tarde, esclareceu que se tratava apenas de uma opinião pessoal.

"Tenho a certeza que há muitas pessoas na Argentina que gostariam de o ter no carro este domingo," disse Oakes quando questionado sobre isso na sexta-feira: "Como equipa, temos sido bastante abertos ao facto de isso ser apenas ruído. O Jack precisa de continuar a fazer um bom trabalho. Mas é natural que haja sempre especulação".

Doohan disse numa análise da equipa à corrida de Miami que estava concentrado nas próximas corridas europeias.

"Temos a semana seguinte para fazer o reset e trabalhar para nos prepararmos para a próxima tripla prova, no início da época europeia", disse.