Mais

Hamilton critica Helmut Marko, Pérez aceita pedido de desculpas do austríaco

Lewis Hamilton vai para Singapura à procura da sua primeira vitória desde 2021
Lewis Hamilton vai para Singapura à procura da sua primeira vitória desde 2021Profimedia
Lewis Hamilton criticou o conselheiro de desportos motorizados da Red Bull, Helmut Marko, esta quinta-feira, pelos comentários "completamente inaceitáveis" que atribuem as flutuações de forma do piloto mexicano Sergio Pérez à sua etnia.

Pérez disse aos jornalistas à margem do Grande Prémio de Singapura que tinha aceite um pedido de desculpas pessoal do austríaco de 80 anos, membro influente da direção da equipa de Fórmula 1.

Marko pediu desculpas publicamente na semana passada pelos comentários ofensivos após o Grande Prémio de Itália, em Monza, que a Red Bull venceu, com Max Verstappen a celebrar a sua 10.ª vitória consecutiva, e Pérez no segundo lugar.

O piloto da Mercedes e sete vezes campeão do mundo, Hamilton, disse aos jornalistas que as palavras de Marko "não são algo pelo qual se pede desculpa e fica tudo bem".

"Ter líderes e pessoas nessa posição a fazer comentários como este não é bom para nós, para o futuro. Penso que, em primeiro lugar, realça o trabalho que ainda tem de ser feito. Há muitas pessoas no fundo que estão realmente a tentar combater este tipo de coisas, mas é difícil manobrar se houver pessoas no topo que tenham este tipo de mentalidade, que nos impeçam de progredir", vincou o britânico.

Recorde-se que Helmut Marko, em declarações ao canal de televisão Servus, da Red Bull, criticou a forma flutuante de Pérez de tal forma que fez manchetes em toda a comunicação social, o que levou os organizadores do Grande Prémio do México a emitirem uma declaração de apoio ao piloto mexicano.

"Recebi um pedido de desculpas dele, um pedido de desculpas direto, que para mim foi o mais importante", revelou Perez aos jornalistas.

"Eu conheço-o e sei que também não quis dizer isso. Isso para mim é o que importa", acrescentou o mexicano, que se juntou à Red Bull em 2021 e venceu duas corridas até agora esta temporada.

Pérez, o vencedor em Singapura no ano passado, está 145 pontos atrás de Verstappen após 14 das 22 corridas, com a Red Bull a vencer todas as rondas até agora.