Mais

Hamilton e Leclerc conduzem pela primeira vez o carro de 2025 da Ferrari

Hamilton, Vasseur e Leclerc no lançamento
Hamilton, Vasseur e Leclerc no lançamentoAndrew Boyers / Reuters

Lewis Hamilton (40 anos) e Charles Leclerc (27) deram ao carro de Fórmula 1 2025 da Ferrari a sua estreia em pista esta quarta-feira, com o monegasco a ir primeiro, antes de passar a vez ao seu novo companheiro de equipa, sete vezes campeão do mundo.

O SF-25, uma evolução do carro do ano passado, rodou na pista de testes de Fiorano - com uma multidão de fãs à procura de um vislumbre - depois de um lançamento em Londres na terça-feira, juntamente com as outras nove equipas.

"Conduzimos o carro hoje e posso ver a loucura em torno da pista e isso é incrível de se ver", disse Leclerc aos jornalistas.

A Ferrari vai perseguir o seu primeiro título desde 2008, quando foi campeã de construtores, no que poderá ser uma época ainda mais renhida do que no ano passado, quando foi vice-campeã com a McLaren.

Os testes de pré-temporada começam no Bahrein na próxima semana, com a corrida de abertura na Austrália a 16 de março.

"Hoje é um grande dia para mim", disse Hamilton num vídeo divulgado para coincidir com o lançamento.

"Eu sabia que precisava de algo novo, sabia que precisava deste novo desafio, acho que quando cheguei aqui percebi o quanto precisava e como me sentia bem. E estamos literalmente a andar por aí com um sorriso, um sorriso tão grande na cara todos os dias que venho trabalhar, é muito revitalizante", acrescentou.

Hamilton começou a trabalhar em Maranello no mês passado, apertando a mão a todos os empregados, mantendo o seu caraterístico aperto de mão duro ao longo do dia e com cerca de 1500 pessoas de todos os departamentos.

Mudou a sua casa móvel para junto da casa do falecido fundador da equipa, Enzo, em Fiorano, e tem começado o dia com uma corrida à volta da pista antes das actividades na fábrica e no simulador.

"Temos estado aqui até às 10 da noite e é como se ninguém quisesse ir para casa", disse.

"Toda a gente é tão dedicada e temos uma curva de aprendizagem tão íngreme para percorrermos juntos, por isso previ obviamente que ia ser difícil, e é mesmo, mas estamos a trabalhar para algo realmente excitante", acrescentou.

O britânico também reencontrou a treinadora e fisioterapeuta de longa data Angela Cullen, manteve o chefe de cozinha da Ferrari ocupado com as exigências veganas e está a aprender italiano - expressando-se timidamente.

O chefe de equipa Fred Vasseur disse que os pilotos se estão a dar bem.

"Nesta altura da época, todas as equipas são campeãs do mundo, todos os colegas de equipa estão em lua de mel, etc.", afirmou.

"Estamos a começar em muito boa forma. O mais importante é manter esta relação, continuar a trabalhar como uma equipa e a fazer força como uma equipa. Mas estou bastante confiante", assumiu.