Mais

Jochen Mass, antigo piloto de Fórmula 1, morre aos 78 anos

Jochen Mass, antigo piloto de Fórmula 1
Jochen Mass, antigo piloto de Fórmula 1JEAN MICHEL LE MEUR / DPPI media;JEAN MICHEL LE MEUR / DPPI via AFP

O bávaro faleceu na manhã de domingo, 4 de maio, no seu país de adoção, a França, aos 78 anos de idade, confirmaram os seus dirigentes ao Sport-Informations-Dienst.

Mass, que venceu o Grande Prémio de Espanha de 1975 e foi companheiro de equipa e apoiante do jovem Michael Schumacher no Campeonato do Mundo de Resistência da Mercedes no início dos anos 90, sofreu um acidente vascular cerebral em fevereiro, do qual faleceu em Cannes.

As corridas eram a vida de Mass, embora a sua carreira, que o levou a participar em 105 Grandes Prémios, tenha surgido por acaso. Quando era adolescente, não tinha grandes ambições, disse Mass um dia: "Conduzia um bom carro, mais rápido do que todos os meus amigos, sabia disso", explicou numa entrevista à SWR. Por isso, experimentou profissionalmente e ganhou gosto pela coisa.

Começou a sua carreira nos carros de turismo em 1968 e estreou-se na Fórmula 1 em 1973. Em Silverstone, teve de se retirar na primeira volta após uma colisão múltipla. "Os acidentes graves estavam quase na ordem do dia", diz Mass, e esses foram os momentos decisivos da sua carreira.

Única vitória em Barcelona

A sua única vitória na Fórmula 1 aconteceu há quase 50 anos, a 27 de abril de 1975, no perigoso circuito de Montjuïc, em Barcelona, e foi ensombrada por um acidente em que morreram cinco espectadores e comissários de bordo. Rolf Stommelen, que liderava a corrida, conduziu o seu carro para fora da pista e para a multidão de espectadores. Mass obteve uma vitória que nunca quis reconhecer como tal. No entanto, já era o segundo alemão, depois de Wolfgang Graf Berghe von Trips, a entrar na lista de vencedores da Fórmula 1.

Três anos mais tarde, Mass sobreviveu a um grave acidente de testes em Silverstone, no qual sofreu numerosas fracturas ósseas e lesões pulmonares. Em 1982, esteve envolvido no trágico acidente que custou a vida a Gilles Villeneuve em Zolder, na Bélgica. As suas memórias desse dia são "terríveis".

E apenas três meses depois, Mass saiu da pista em França, foi resgatado do seu carro em chamas... e já tem uma última reflexão sobre a sua carreira na Fórmula 1. "Alguém está a apontar para ti, isto não vai durar muito mais tempo", pensou.

O apaixonado piloto mudou para os carros desportivos e ganhou Le Mans com Manuel Reuter e Stanley Dickens em 1989. Mais tarde, tornou-se um mentor do jovem Schumacher e escreveu um livro sobre o seu amor pelas corridas de automóveis. "Não poderia ter vivido a minha vida de outra forma", afirmou Mass, que foi co-comentador das transmissões de Fórmula 1 na RTL durante muitos anos, na década de 1990, e que se manteve sempre ligado ao desporto automóvel.