Mais

Lotaria do futuro: Fórmula 1 entre o presente e a revolução

Max Verstappen mantém-se fiel à Red Bull
Max Verstappen mantém-se fiel à Red BullMARK THOMPSON / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Max Verstappen vai ficar com a Red Bull - e espera um novo equilíbrio de forças no próximo ano. Fala-se quase tanto de 2026 na Fórmula 1 como se fala do presente.

Pelo menos uma coisa é certa na Fórmula 1 em 2026 - e isso até faz Max Verstappen sorrir.

"Se me perguntarem novamente sobre o contrato no próximo ano, então teremos essa especulação novamente", disse o campeão mundial, depois de finalmente dissipar as dúvidas sobre a sua permanência na Red Bull.

No entanto, além dos habituais rumores de transferências, a categoria rainha do automobilismo enfrenta uma grande incerteza desportiva, tendo em conta a grande alteração das regras para a próxima época. A questão fundamental: que construtor terá o melhor motor da grelha?

Inovações excitantes

No paddock, fala-se que a Mercedes está muito confiante na nova unidade de potência híbrida, que retira 50% da sua potência de um motor de combustão e a outra metade de uma bateria. Mas o que é que isso significa, uma vez que ainda não existe uma comparação cruzada?

Haverá também algumas alterações em termos de aerodinâmica. Os automóveis voltarão a ser mais leves e mais finos. Em suma, muitas coisas vão mudar, e essas mudanças na Fórmula 1 têm frequentemente levado a alterações no equilíbrio de poder.

Esperanças

O domínio de Michael Schumacher chegou a um fim abrupto em 2005, por exemplo, e nove anos depois a série de vitórias e a corrida pelo título de Sebastian Vettel e da Red Bull chegaram a um fim abrupto e a era da Mercedes começou.

Verstappen, intocável em 2022 e 2023, graças ao seu carro da Red Bull, bem como às suas capacidades de condução, e agora deixado para trás, espera beneficiar ele próprio do relançamento tecnológico desta vez.

No Hungaroring, o piloto de 27 anos estava quase eufórico com o seu novo chefe de equipa Laurent Mekies, que substituiu o controverso Christian Horner no início de julho: "Gosto da forma como o Laurent trabalha. Muito motivado, ele faz as perguntas certas".

Verstappen proferiu depois frases que sugerem que também gostaria de pilotar sob a bandeira dos touros em 2027: "Espero que vejamos a sua influência na equipa nos próximos dois anos. Estou ansioso por isso".

No entanto, o tetracampeão não quer ainda descartar a atual temporada: "O desenvolvimento do carro para o próximo ano está em pleno andamento, mas algo ainda está a acontecer no lado técnico".

Nenhuma equipa sabe ainda "onde vai estar no próximo ano", observou Verstappen. Cada pormenor pode ser importante.