Mais

"Novos caminhos": Mick Schumacher deixa a Mercedes no final da época

Mick Schumacher foi visto pela última vez em Las Vegas como piloto de reserva
Mick Schumacher foi visto pela última vez em Las Vegas como piloto de reservaČTK / imago sportfotodienst / Philippe Nanchino
Mick Schumacher está a terminar o seu trabalho como piloto de testes e de reserva da Mercedes ao fim de dois anos, deixando assim a Fórmula 1. A Mercedes confirmou a separação na tarde desta quinta-feira, dizendo que foi uma decisão tomada por Schumacher, que queria seguir "novos caminhos". Na altura, nada se sabia sobre os seus planos futuros. No entanto, após o seu ano de estreia no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), Schumacher tem a oportunidade de continuar a sua carreira neste desporto. Há rumores de que a equipa de corridas francesa Alpine está interessada em prolongar o seu contrato.

O seu trabalho na Mercedes "tornou-o, sem dúvida, um piloto mais experiente", afirmou o piloto de 25 anos.

"Mas é difícil ver estes carros em corrida sem estar no cockpit. Quero voltar a concentrar-me a 100 por cento nas corridas. Quero dedicar-me totalmente ao aspeto desportivo das corridas", explicou Mick Shumacher.

Schumacher tinha esperança de regressar à Fórmula 1 como piloto regular até ao fim, mas as oportunidades na Williams, Alpine e Sauber não deram em nada. O ex-campeão de Fórmula 3 e Fórmula 2 competiu pela pequena equipa Haas na categoria rainha em 2021 e 2022.

A partir de 2023, permaneceu um convidado regular no paddock no seu papel na Mercedes, e em 2024 também teve um cockpit regular na Alpine, no WEC. Schumacher garantiu o primeiro lugar no pódio para o construtor em Fuji, no Japão.

"Mick é, antes de mais, um piloto de corridas"

O alemão desempenhou um papel "decisivo" para a Mercedes graças ao "trabalho árduo, diligência e determinação".

"Não podíamos ter desejado mais dele", disse o Diretor de Automobilismo da Mercedes, Toto Wolff.

"No entanto, o Mick é, antes de mais, um piloto de corridas. Tanto no seu tempo na Fórmula 1 como nas suas performances no WEC este ano, vimos que ele é um piloto de incrível calibre que merece competir nos melhores campeonatos", acrescentou.