O carro do australiano Oscar Piastri foi atingido pelo Sauber de Nico Hülkenberg na primeira curva, o que o atirou contra Lando Norris, que partia da primeira linha e perseguia o futuro vencedor da Red Bull, Max Verstappen.
O safety car foi acionado, os destroços espalharam-se pela pista do Circuito das Américas, em Austin, e a colisão tornou-se o principal ponto de discussão do dia.
"Acho que foi apenas um incidente de corrida. Lando e eu estávamos muito fora da linha e é impossível ver tudo naquele momento", disse Oscar Piastri.
"Tens de confiar nos teus instintos e foi isso que eu fiz".
Norris retirou-se para a berma da pista e Piastri, que tem 22 pontos de vantagem sobre o seu colega de equipa no topo da classificação, regressou às boxes com a suspensão partida.
"Foi terrível. Nenhum dos nossos pilotos tem culpa", disse o chefe da McLaren, Zak Brown, à Sky Sports, enquanto a corrida prosseguia.
"Alguns dos pilotos da frente foram muito pouco profissionais, tiraram dois tipos da pista".
No entanto, depois de ver as imagens em câmara lenta, o americano qualificou os seus comentários.
"Voltei a ver as imagens e acho que mudei de ideias. Não posso culpar o Nico", disse.
O diretor da equipa, Andrea Stella, disse aos jornalistas após a qualificação para a corrida principal de domingo que alguns pilotos muito experientes deveriam ter sido mais cautelosos.
Norris recusou-se a responsabilizar Piastri quando questionado pelos jornalistas se achava que o australiano tinha sido demasiado ambicioso ao cortar agressivamente na primeira curva apertada com dois carros por dentro.
"Ele foi atingido, não foi? Então, porque é que a culpa é dele?", questionou.
Mais tarde, o britânico indicou que saberia mais depois do fim de semana.
"Penso que tudo será revisto para compreender melhor certos pontos. Mas, para além disso, não há nada que eu possa fazer. Só tenho de continuar e concentrar-me na minha própria corrida".
Este é o segundo fim de semana consecutivo em que os dois pilotos da McLaren entram em contacto, tendo Norris forçado Piastri a largar em Singapura.
Esse incidente já tinha provocado discussões sobre possíveis consequências, com Norris a ser considerado culpado.