O australiano, de cabeça fria, recuperou da desilusão da sua volta nas últimas voltas da abertura da época em Melbourne, há uma semana, da forma perfeita, ao conquistar a sua terceira vitória da carreira.
A partir do momento em que se afastou do Mercedes de George Russell na primeira curva, Piastri esteve em total controlo durante as 56 voltas ao Circuito Internacional de Xangai, com 5,451 km.
Norris passou pela terceira posição da grelha na mesma curva e os dois McLarens afastaram-se, deixando Russell sozinho durante a maior parte da corrida para obter o seu segundo terceiro lugar da época.
Foram duas vitórias em dois Grandes Prémios para a McLaren, depois do líder do campeonato, Norris, ter vencido em Melbourne. Este foi o 50º triunfo da equipa na sua longa história.
Apenas Lewis Hamilton, da Ferrari, que bateu Piastri na pole e na bandeira axadrezada na corrida de sprint de Xangai, no sábado, negou à McLaren uma vitória limpa.
"Foi um fim de semana incrível, o carro esteve muito bom", disse Piastri, de 23 anos, depois de a McLaren ter feito funcionar na perfeição uma estratégia de uma só paragem.
"Muito, muito feliz. O pneu duro era muito melhor do que toda a gente esperava, por isso ir até ao fim foi uma surpresa, mas uma surpresa feliz".
Norris sortudo
O campeão mundial da Red Bull, Max Verstappen, terminou no quarto lugar após uma emocionante ultrapassagem tardia sobre Charles Leclerc, da Ferrari.
Norris teve de lidar com um problema de travões no final da corrida, o que o obrigou a contentar-se com o segundo lugar, em vez de desafiar o seu colega de equipa.
"Tive sorte em terminar a corrida e isso não é algo que se queira dizer", disse um aliviado Norris, para quem a linha de meta chegou mesmo a tempo.
O britânico lidera o campeonato depois de dois fins-de-semana de corrida com 44 pontos de Verstappen com 36. Russell está com 35 e Piastri está a aproximar-se com 34.
Russell ficou muito satisfeito com o terceiro lugar.
"O carro tem sido ótimo neste fim de semana e provavelmente um dos meus melhores fins de semana na Fórmula 1 em termos de desempenho, então estou muito satisfeito com isso", disse o inglês.
A terceira ronda da época é o Grande Prémio do Japão, em Suzuka, de 4 a 6 de abril.