Mais

Sergio Pérez vence Grande Prémio do Azerbaijão

Sergio Pérez vence Grande Prémio do Azerbaijão
Sergio Pérez vence Grande Prémio do AzerbaijãoAFP
O mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, conquistou este domingo o Grande Prémio do Azerbaijão, em Baku. Max Verstappen terminou no segundo lugar, com Charles Leclerc a fechar o pódio.

Sergio Pérez confirmou uma vez mais a sua apetência para os circuitos citadinos, tornando-se no primeiro piloto a triunfar por duas vezes em Baku desde a estreia deste circuito, em 2016.

O piloto mexicano da Red Bull aproveitou um incidente para assumir a liderança e terminar a corrida à frente do seu companheiro de equipa, Max Verstappen, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, que partiu da pole position, conquistou o primeiro pódio para a scuderia italiana em 2023, terminando no terceiro lugar.

Foram, de facto, necessárias apenas quatro voltas para os dois Red Bull tomarem a dianteira da corrida. Max Verstappen até liderou em Baku mas a troca de pneus acabou por prejudicá-lo, na volta 11, quando Nyck de Vries bateu e obrigou à entrada do safety car, interrompendo a recuperação do bicampeão, que era sétimo nessa altura.

De resto, as previsões para Ferrari, Aston Martin e Mercedes acabaram por se confirmar. A Ferrari confirmou o primeiro pódio, depois da pole position e corrida sprint com Charles Leclerc, enquanto Fernando Alonso continuou a exibir-se a grande nível, levando a melhor sobre Carlos Sainz, da Ferrari. Lewis Hamilton fechou o fim de semana como o melhor da Mercedes, tendo sido o único a chegar à Q3 na classificação, partindo em quinto. O heptacampeão, porém, acabou prejudicado por também ter parado pouco antes do safety car acionado por De Vries, e terminou em sexto lugar. George Russell foi oitavo mas conseguiu, na última volta da corrida, confirmar o ponto extra da volta mais rápida.

Após quatro corridas esta temporada, a diferença entre Max Verstappen, líder no campeonato, e Sergio Pérez, vice-líder, encurta de 13 para seis pontos. Esta foi a sexta vitória da carreira do piloto mexicano da Red Bull e a quinta em circuitos citadinos. Além de Baku, o mexicano venceu no Monaco, Singapura e Arábia Saudita.