Mais

Valtteri Bottas vai regressar à Mercedes, com Mick Schumacher a deixar o papel de reserva

Schumacher quer voltar a sentar-se num banco de corrida
Schumacher quer voltar a sentar-se num banco de corridaLeonhard Foeger / Reuters
O piloto de reserva da Mercedes, Mick Schumacher (25 anos), vai deixar a equipa de Fórmula 1 no final desta temporada, enquanto Valtteri Bottas parece pronto para substituir o alemão, depois de decidir não fazer uma mudança a tempo inteiro para a IndyCar em 2025.

A Mercedes disse em comunicado, no Grande Prémio do Catar, esta quinta-feira, que o filho de 25 anos do sete vezes campeão mundial Michael Schumacher estava a sair para procurar oportunidades noutros lugares.

Não foram dados pormenores e não há lugares vagos na Fórmula 1 na próxima época, embora a marca Cadillac da General Motors deva entrar em 2026.

Antigo campeão de F2, Schumacher tem sido reserva nos últimos dois anos, desde que perdeu o seu lugar na Haas. O alemão também competiu pela Alpine, propriedade da Renault, no campeonato mundial de resistência.

Bottas está à procura de novas oportunidades, depois de o seu contrato com a Sauber, sediada na Suíça, que se tornará a equipa de trabalho da Audi em 2026, terminar no final da época. O estreante brasileiro Gabriel Bortoleto foi contratado para o seu lugar.

O finlandês disse aos jornalistas, no circuito de Lusail, que as conversações com a Mercedes estavam a correr bem e que não iria fazer uma época completa em qualquer outro lugar em 2025.

"Saltar para uma temporada completa de IndyCar depois de 12 anos de F1, sinto que vem um pouco rápido demais", acrescentou, confirmando as abordagens da série baseada nos EUA.

"Recebi uma oferta sólida para 2025, uma época completa", disse.

Bottas disse que queria fazer algumas corridas pontuais, mencionando as 500 milhas de Indianápolis, os V8 australianos e os ralis como áreas de interesse.

"A minha prioridade continua a ser a Fórmula 1. Se não for para ser a Fórmula 1 em 2026, então ela (IndyCar) é realmente interessante para mim no futuro", acrescentou.

"Sinto que ainda não acabei com este desporto, por isso, estar por perto, poder fazer alguns testes, etc., dá-me uma oportunidade para 2026. Neste desporto, nunca se sabe o que acontece. Há também uma nova equipa a entrar, o que significa mais dois lugares", lembrou.

Bottas e o colega de equipa chinês Zhou Guanyu ainda não conseguiram marcar pontos esta época.

O chefe de equipa da Mercedes, Toto Wolff, saudou Schumacher como "um piloto de um calibre incrivelmente elevado e que merece competir nos melhores campeonatos".

Schumacher disse que tinha sido difícil ver os outros a correr.

"Quero voltar a concentrar-me a 100% nas corridas. Quero estar totalmente empenhado no lado desportivo do desporto automóvel", acrescentou.

"Em última análise, é a corrida que se quer fazer como piloto, é a corrida que nos dá aquela sensação de que gostamos", explicou.